Shopping reduz tempo de tolerância do estacionamento para 15 minutos

Centro comercial já foi notificado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur)

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 20 de maio de 2018 às 13:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Perla Ribeiro

Quem passou pelo Shopping da Bahia neste fim de semana foi pego de surpresa com a informação de que o tempo de tolerância para não pagar o estacionamento diminuiu para 15 minutos. Valendo desde o sábado (19), a novidade está estampada na entrada do centro de compras, em uma placa fixada na máquina para retirar o ticket e no guichê de pagamento do estacionamento.

Apesar da ampla divulgação da mudança, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) informou, em nota, que não irá aceitar que os shoppings de Salvador reduzam o tempo de tolerância dos clientes nos estacionamentos de 30 para 15 minutos.

Segundo o órgão, o Shopping da Bahia já foi notificado e será realizada a fiscalização em outros shoppings “com o objetivo de garantir que os estabelecimentos mantenham o tempo de tolerância de acordo com o TAC firmado com a Prefeitura”. “Os estabelecimentos que descumprirem a determinação terão seus TVLs (Termo de Viabilidade e Localização) cassados pela Sedur”, diz o comunicado.

Segundo o coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio, a diminuição da tolerância estava sendo reivindicada para todos os shoppings. O motivo da solicitação, segundo ele, era direcionar o tempo para embarque e desembarque de pessoas e evitar o “shopping express”.

“O que estava acontecendo é que com 30 minutos as pessoas faziam tudo correndo. Para evitar o pagamento, às vezes esqueciam o carro aberto e terminavam trazendo, além de desconforto, até alguma situação de acidente”, explica Piaggio. “Por essa razão que todo o Brasil tem 15 minutos, para você deixar ou buscar alguém. Não para fazer compras. O objetivo não é o shopping express”, justifica.

Em nota, o Shopping da Bahia disse que "cumpriu rigorosamente as condições previstas no TAC assinado com a prefeitura de Salvador" e que "não há mais nenhum impedimento legal ou jurídico para alterar o tempo de carência do estacionamento" (leia o comunicado na íntegra, abaixo).

Em resposta ao shopping, a Sedur esclareceu que o termo de quitação que foi assinado se refere ao valor pago, mas "a cláusula dos trinta minutos não tem prazo". "Se eles não corrigirem, terão o Termo de Viabilidade de Localização (TVL) cassado ainda esta semana", afirmou a Sedur.

Nota do Shopping da Bahia"O Shopping da Bahia esclarece que cumpriu rigorosamente todas as condições previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com a Prefeitura de Salvador, no âmbito das contrapartidas negociadas para o início da cobrança pelo uso das vagas de estacionamento, em 2016. 

O empreendimento recebeu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) documento que comprova a quitação de todas as obrigações, razão pela qual não há mais nenhum impedimento de ordem legal ou jurídica que impeça a alteração do tempo de carência do estacionamento.

O Shopping da Bahia reforça que pauta suas atitudes e decisões sempre dentro do ordenamento jurídico, prezando pela relação de transparência com órgãos públicos, lojistas e clientes".