Show de Xand Avião leva 15 mil para Periperi no Festival da Cidade

Depois dele, era a vez do Psirico agitar a galera no bairro

Publicado em 24 de março de 2018 às 20:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

O cantor Xand Avião abriu a noite de shows neste sábado (24) na Praça da Revolução, em Periperi, pelo Festival da Cidade, que celebra o aniversário de Salvador. A chuva atrasou um pouco a entrada de Xand, que começou sua apresentação  às 19h25, com a música Inquilina, quando o céu  já estava limpo. O cantor aproveitou também pra comemorar seu aniversário de 36 anos, celebrados ontem.

Na plateia, estava o vendedor Felipe Duarte, 26, morador de Plataforma. "Vai ser a primeira vez que vejo Xand cantar desde que ele saiu da Aviões. Mas acompanho ele desde que Solange era gordinha ", disse, brincando, em referência  à ex-cantora  da Aviões. "Acho ótima essa ideia de fazer shows em praças, em locais abertos. Desde que tenha segurança e pelo que vi, tem bastante policiamento", afirmou Felipe sobre o evento. Nem a chuva afastou  o admirador de Xand: "A gente se esconde em algum lugar e toma uma cerveja, que tá a um preço acessível ", completou, em referência à latinha que custa R$ 2,50. Viviane Costa, Felipe Duarte, Caroline Carvalho e Camile Souza foram curtir show (Foto: Roberto Midlej/CORREIO) O metalúrgico Mateus Araújo, 32, aproveita pra complementar o orçamento durante  as festas, com uma barraca de calzone. "Moro em Plataforma, mas aqui é  melhor pra faturar. Só faço essas vendas no fim de semana, quando montam um parque aqui. Cheguei hoje às 16h, mas as vendas estariam melhores se não fosse a chuva. Além  disso, já estamos no dia 23 e o pessoal nessa época fica meio sem dinheiro. Normalmente, vendo uns 30 a 40 calzones no sábado.  Mas hoje, mesmo com a festa, acho que não vai dar pra chegar a 40. Vou ficar até 1h30 mais ou menos", estima. Cada calzone é vendido a cinco reais, independente do sabor, que pode ser calabresa, frango ou nordestino. Mateus aproveita festa para vender calzones (Foto: Roberto Midlej/CORREIO) Isaac Edington, presidente da Saltur, celebrou o evento: "São Pedro ajudou e só chuveu antes do show. Ontem (sexta), no Centro Histórico, foi ótimo, com o tenor Thiago Arancam e a Rumpilezz, que fizeram show emocionantes". Ele estima que cerca de 1,5 mil pesoas estiveram no Centro Histórico na sexta e cerca de 15 mil compareceram à festa em Periperi hoje. "A cidade avançou na ocupação de espaços públicos e isso mantem o calendário ativo o ano todo. É importante pra o turismo porque a cidade só vai ser boa pra o turista se for boa também pra população.Além disso, embora haja picos de freqüência de turistas, eles estão aqui durante todo o ano, por isso é importante sempre haver eventos", destacou. Márcio Victor cantou depois de Xand Logo depois de Xand, o Psirico animaria o público. "Fiquei nervoso durante o dia como se fosse Carnaval, quero fazer show massa, aproveitar pra mostra minhas músicas novas e botar todo mundo pra dançar.  E vamos comemorar título de 'Popa da bunda', que foi a música do Carnaval porque é o primeiro show em Salvador  depois da folia", afirmou o cantor antes do show.

O Festival da Cidade continua. No domingo, Duas Medidas e Léo Santana fazem show a partir das 19h no Campo da Pronaica, em Cajazeiras. 

Curta um pouquinho de Xand no palco essa noite:

Hoje tem mais Já neste domingo (25), por causa da realização do Festival com shows de Duas Medidas e Leo Santana,  no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, o transporte público terá reforço: serão disponibilizados nove ônibus da frota reguladora que estarão disponíveis na Estação Pirajá. 

A programação do festival começou na sexta (23) e segue até o próximo domingo (1º) em diferentes pontos da cidade. Na quarta, quando ocorrem shows de Márcio Mello e Marina Lima no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, a Semob irá reforçar as linhas que atende o bairro e prolongar o horário de atendimento de 24 ônibus que atendem à região da festa até as 0h. Serão  disponibilizados ainda nove veículos extras da frota reguladora. Esses ônibus estarão à disposição dos agentes de fiscalização, das 19h às 2h.

Os usuários terão, também, cinco pontos de táxis nas redondezas da festa. No total, são 28 vagas distribuídas entre os seguintes locais: Largo da Mariquita, Largo Santana, Parque Cruz Aguiar, Praça Carlos Batalha e o próximo ao Bompreço do Rio Vermelho. Além disso, a população poderá contar também com o ponto de mototáxi também ao lado do Bom Preço.

Trânsito  Durante o Festival da Cidade, a Transalvador irá prestar apoio de controle de tráfego durante os shows em Cajazeiras e no Rio Vermelho. Durante a operação, o trânsito nestes locais será monitorado com a presença de prepostos em locais estratégicos, a fim de prestar auxílio aos pedestres durante a travessia, promover a fiscalização ao estacionamento irregular, e manter a fluidez no trânsito nestes locais.