Show, missa e feira vão celebrar 44 anos do bloco Alvorada no Carnaval

Os grupos Bambeia, Na Média e Partido Popular comandarão a festa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 10:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Fafá Araújo/ Divulgação

O pelourinho será tomado pela grande festa em comemoração aos 44 anos do Bloco Alvorada, neste domingo (20). A celebração começa na missa, que será realizada na Igreja do Rosário dos Pretos, às 9h, no Largo do Pelourinho. A feira de afroempreendedores acompanhada de shows que prometem misturar várias vertentes do samba baiano começam no finalzinho da tarde, às 16h, na praça Tereza Batista, no Pelourinho. Para festejar a existência do pioneiro bloco de samba da Bahia, foram convidados os grupos Bambeia, Na Média e Partido Popular, além das participações de Aloísio Menezes, Roberto Mendes, Arnaldo Rafael (Samba de Cozinha) e Valdélio França. O ingresso solidário custa R$ 10.

Com a primeira edição realizada em novembro do ano passado, a Feira de Afroempreendedores– uma ação do Instituto Alvorada (mantenedora do bloco Alvorada) que contou com parceria da Sociedade Proterora dos Desvalidos– terá mais uma edição na Festa da Diversidade Cultural. Os estandes terão produtos nas áreas de moda, artesanato, gastronomia e serviços dos empreendedores que passaram por curso de capacitação ao longo de seis meses. Dentre as empresas que participam da feira estão: Cris e Rose Doces e Salgados, Lua Clara Massoterapia, Oparáfro, Candaces Moda Afro, Blackpim, Delícias da Safira, Grife Sankofa Ágbára Dúdù, Jane Decorações, Malikáfrica, Jaci Trindade Turbantes, Nepomuceno Artes Gráficas, Dona Luz Bolsas e Acessórios, Duda’s Personalizados, Tanjó Artesanatos, L&M Moda, Acessórios e Estética e Carlão Multimarcas.

Histórico

O bloco nasceu em 1975, por meio de uma iniciativa de jovens estudantes do Colégio Severino Vieira. Considerado um dos patrimônios culturais da Bahia e o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval da cidade,  O Alvorada é primeiro bloco dedicado exclusivamente ao samba, desde sua fundação tem contribuído para a permanência do ritmo na programação do carnaval, além de estimular o surgimento de outras agremiações e priorizar os artistas da terra.

Alguns dos fundadores são filhos de Valdomiro  França, que liderou o Vai Levando, que chegou a reunir quase 5 mil homens nas décadas de 1950 e 1960. Entre os filhos do famoso França está Valter Aragão França, o Mestre Prego, falecido em 2010 e um dos responsáveis pela percussão do Alvorada, ao lado de Mestre Jacob e o Mestre Neguinho do Samba, que anos depois criaria o ritmo samba reggae, fundamental para a música contemporânea da Bahia. Em paralelo ao trabalho no período festivo, o Alvorada desenvolve ações sociais no bairro do Gravatá, onde está sua sede como capacitação de jovens, em parceria com os poderes municipal e estadual.

Serviço:

O que: Aniversário de 44 anos do bloco Alvorada com missa e Festa da Diversidade Cultural com feira de afroempreendedores

Quando: 20 de janeiro (domingo), às 16h

Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho

Ingresso solidário: R$ 10