Simone Biles não se arrepende da Olimpíada: 'Não mudaria nada'

Estrela da ginástica artística acredita que as desistências foram um "pequeno preço a pagar" para mostrar a importância da saúde mental

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2021 às 19:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Loic Venance/AFP

Antes da Olimpíada de Tóquio começar, Simone Biles era apontada como a maior estrela, e era considerada a favorita para levar o maior número de medalhas. Mas não foi isso que aconteceu. A estrela da ginástica artística abriu mão de algumas provas, priorizando sua saúde mental. E não se arrepende disso."Não mudaria nada [se disputasse]. É um pequeno preço a pagar, tudo bem que tudo não esteja bem, não importa quão forte sejam os holofotes", disse.A americana desistiu de participar de cinco das seis finais no Japão por causa dos 'twisties', uma espécie de bloqueio mental que causa a perda momentânea da noção espacial. Para Simone, a decisão foi importante para que outros esportistas se sintam à vontade para falar do assunto.

"Eu dei uma brecha para que os atletas falassem sobre saúde mental e sobre seu bem-estar e compreender que você pode se colocar em primeiro lugar, antes do atleta (...) Queríamos tornar (o gesto) o mais identificável possível e fazer com que as crianças saibam que estamos passando por essas coisas", afirmou Simone, que conquistou duas medalhas em Tóquio - prata pela final de equipes e bronze no individual da trave.

A mensagem de Simone fará parte do Gold Over America Tour pós-Olimpíada, que terá a ginasta como atração principal neste outono. A exposição acontecerá em 35 cidades e começará em Tucson, Arizona, no dia 21 de setembro.