Sinal analógico de televisão será desligado nesta quarta-feira (27)

A organização governamental Seja Digital permanecerá distribuindo os kits de conversão

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 27 de setembro de 2017 às 16:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr

Nesta quarta-feira, 27, o sinal analógico de televisão será finalmente desligado em Salvador e em outros 19 municípios da região metropolitana (Aratuipe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D´Avila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião de Passe, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz). A partir do dia 28, para assistir a programação da TV aberta só com a conversão.

De acordo com a Gerente Regional da Seja Digital, Camila Godinho, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br. “As pessoas devem digitar o CPF, verificar se tem direito e fazer o agendamento para retirada do Kit e instalar o mais rápido possível”, esclarece. A representante da Seja Digital ressalta ainda que quem ainda não fez a conversão deve pesquisar bastante antes de adquirir o conversor e a antena. “Fizemos parceria com a indústria para redução de valores dos aparelhos, por isso mesmo, é possível encontrar preços para todos os bolsos”, completa, reforçando a necessidade de instalação imediata.

Camila explica que embora já tenha acontecido um grande movimento de transferência do sinal digital para o analógico, ainda há uma parcela da população que permanece no sinal analógico. “Para essas pessoas, geralmente residentes em áreas mais afastadas ou nas ilhas, estamos fazendo algumas ações específicas para facilitar o processo de conversão”, diz Camila. Ela lembra que mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital permanecerá trabalhando para a entrega de kits e orientação da população em geral. “Permaneceremos atuando 45 dias após o desligamento para garantir a acessibilidade de todos”, completa.

Vale salientar que depois que o sinal digital for definitivamente implantado, o sinal da tv aberta passará a apresentar maior qualidade, uma vez que a resolução da imagem passará de 704 x 480 para 1.280 x 720 linhas de pixels. Em Salvador, as televisões trabalham com os dois sinais desde 2008. Atualmente, São Paulo e Brasília tiveram o sinal analógico desligado. Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Vitória e Rio serão as próximas capitais a terem transmissão 100% digital. Além da qualidade da imagem, vários canais transmitidos por sinal analógico, que ocupam a faixa de frequência dos 700 MHz, passarão a ser usados pelas operadoras de telefonia móvel para melhorar o serviço oferecido no território nacional, implantando a tecnologia 4G para os celulares.

O Gerente de Programação da Tv Bahia, Hugo Brito lembra que o sinal digital permitirá ainda inúmeras ferramentas de inclusão como o close caption(legendas) em todos os canais, possibilitando maior acesso para os portadores de deficiência auditiva; áudio descrição, que é participação de um narrador descrevendo o contexto da cena, especialmente para pessoas com deficiência visual, além de mais interatividade no futuro. “Como já acontece na TV fechada, o sinal digital permitirá que o telespectador tenha a lista de programas da grade, além de sinopses dos programas”, explica. Brito lembra ainda que quem assiste a Globo pela TV fechada não sentirá mudança alguma. “A Globo garantiu a permanência da transmissão sem alteração alguma”, explica.

Na Bahia, além de Salvador, 34 cidades terão o sinal 100% digital e dessas localidades, 20 municípios terão o direito da distribuição gratuita de kits de antenas e conversores para os beneficiários dos programas sociais federais, a exemplo do Bolsa Família.

Uma vez que o televisor seja de tudo ou ainda esteja transmitindo o sinal analógico, é preciso contratar um antenista para instalar o conversor e uma antena UHF para os aparelhos de tubo, ou apenas a antena UHF para os aparelhos mais novos. “É importante que o trabalho seja feito por um profissional, pois a instalação envolve riscos como a altura e a força elétrica”, explica o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Bahia, César Anselmo.

Hugo Brito reforça que as antenas precisam estar voltadas para a Federação, onde estão as televisões em Salvador. “A antena externa é a garantia que o aparelho captará o sinal digital da TV aberta”, esclarece. Para as tvs mais novas, a antena UHF é necessária também e, nesse caso, a pessoa precisará apenas acionar o menu, buscar os canais digitais e pronto.

Depois de Salvador, o sinal analógico deverá ser desligado nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro até dezembro de 2018. As demais cidades, ficarão os dois sinais até o desligamento completo em 2023.