Sindipetro e outros cinco sindicatos são suspensos na Bahia para apuração de irregularidades

por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Seis sindicatos com sede na Bahia foram suspensos pelo Ministério do Trabalho para a investigação de possíveis irregularidades. A medida vale por 90 dias, podendo ser renovada por mais 90 dias caso haja necessidade. Entre as entidades que tiveram a emissão de certidões sindicais suspensa está o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro). Segundo portaria publicada ontem no Diário Oficial da União, as certidões deverão ser reanalisadas por uma comissão mista composta por três servidores da Secretaria de Relações do Trabalho. 

As demais Na Bahia, além do Sindipetro, também foram atingidos os seguintes sindicatos: dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado (Sintell-BA); das Empresas de Transporte Rodoviários de Veículos e dos Transportadores Autônomos de Veículos;  dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Feira de Santana (Sintraf); dos Pescadores de Sento Sé; e dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Jequié e Região.

Desdobramento Em todo o Brasil, foram 187 certidões sindicais suspensas para a apuração de possíveis irregularidades. A decisão de ontem complementa a recente portaria da pasta do Trabalho que suspendeu por 30 dias “todas as análises, publicações de pedidos, publicações de deferimento e cancelamentos de registro sindical”. A medida ocorre após a Operação Registro Espúrio, deflagrada no final de maio pela Polícia Federal, que investiga um esquema fraudulento de registros sindicais no ministério. 

Confiança O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) acredita que será beneficiado caso a senadora Lídice da Mata (PSC) não dispute a reeleição. Pré-candidato ao Senado, Lázaro diz que há semelhanças entre as bandeiras defendidas por ele e a socialista. “O público que vota em Lídice também defende nossas bandeiras, de defesa dos pobres, negros, das pessoas mais carentes. Vamos atrair essas pessoas. Se ela não for candidata, minha situação melhora”, afirma. Embora ainda não tenha sido confirmado na chapa majoritária de Zé Ronaldo (DEM), ele diz estar confiante em um acordo com o grupo da oposição. “Estamos dialogando e vamos chegar a um consenso”.

Prisão mantida A Justiça decidiu manter a prisão do chefe do Cartório do 1º Ofício de Registro de  Imóveis de Vitória da Conquista Antônio Carlos de Jesus Bramont, apontado como  comandante de um esquema de fraude no local. Segundo a polícia, ele cobrava uma taxa de agilização para a realização dos serviços. Bramont foi detido no mês passado pela Operação Factum e fioi indiciado pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa, tráfico de influência e falsidade ideológica. 

Prisão mantida 2 O presidente da Câmara de Correntina, Wesley Campos Aguiar, também teve o pedido de habeas corpus negado e vai continuar preso. Ele é suspeito de integrar de uma organização que fraudava processos licitatórios e desviava recursos públicos na cidade.