Singularidade traz inovação para a empresa

"Diversidade é você chamar para o baile. Inclusão é chamar para dançar", diz executiva de vendas da Microsoft, Lisiane Lemos, no CORREIO Encontros, que realizou oficinas nesta terça-feira (16)

  • Foto do(a) author(a) Juliana Montanha
  • Juliana Montanha

Publicado em 17 de maio de 2017 às 07:56

- Atualizado há um ano

Mulher, negra, feminista, advogada, gaúcha de Pelotas, funcionária da Microsoft, fundadora da Rede de Profissionais Negros, uma das líderes do grupo Mulheres do Brasil, já morou em Moçambique e  é uma das jovens com menos de 30 anos mais influentes do país, segundo a  revista Forbes. Todas essas são palavras que descrevem Lisiane Lemos e que, mais do que isso, também influenciam o trabalho dela. Advogada Lisiane Lemos (Foto: Marina Silva/CORREIO)“Nossa tendência no mundo corporativo é colocar todo mundo numa caixinha. Mas eu não venho em uma caixinha, nem vocês. Vim de um bairro diferente, de uma família diferente e todas essas questões me transformam numa pessoa diversa e trazem inovações para a empresa”, afirmou ela, em sua palestra no CORREIO Encontros, na manhã de ontem. 

Para Lisiane, é importante que a diversidade nas empresas seja analisada a partir dessas bagagens. Ela, que viveu em Moçambique, não vai pensar como um colega de trabalho que fez intercâmbio nos Estados Unidos, por exemplo. “Diversidade é a singularidade que a gente traz. E são essas coisas que a gente tem que ter coragem de trazer para o ambiente corporativo. Se só tivermos homens brancos de 50 anos, como vão pensar economia de uma forma diferente? É preciso incluir (as minorias) e fazer com que elas sejam parte do grupo”, reforçou. 

Lisiane trouxe, ainda, o exemplo da Microsoft, onde trabalha e que vem aumentando a diversidade nos últimos anos. Lá, a inclusão agora faz parte do modelo de negócio, especialmente por se tratar de uma empresa de capital intelectual. “A gente pensou diversidade de uma forma diferente e isso vem muito puxado da nossa liderança e de empoderar as nossas pessoas”. O perfil inclusivo de uma empresa também é o que poderá reter esses talentos no quadro de funcionários da companhia.

Diversidade possibilita descoberta de talentos individuais

Para além de ser apenas uma forma politicamente correta de gerenciar o ambiente de trabalho, o cônsul geral dos EUA no Brasil, James Story, disse que trabalhar a diversidade e inclusão nos negócios é uma excelente oportunidade para empresas descobrirem talentos individuais e se beneficiarem das abordagens multiculturais. “Isso amplia as perspectivas de negócios e  aumenta a competitividade das empresas”, reforçou.

Também presente na abertura do Correio Encontros, a diretora da Fecomércio Juranildes Araujo elogiou a iniciativa. “Tenho certeza que o evento nos ajuda a compreender melhor a importância de valorizar a pluralidade humana”, afirmou. 

Segundo a diretora e acionista do CORREIO, Renata Correia, o modelo de evento deve continuar acontecendo ao longo do ano. “É uma oportunidade de discutir atitudes inovadoras. Nossa expectativa é seguirmos juntos, trazendo o que existe de mais promissor no mundo dos negócios para debater com os baianos”.

[[saiba_mais]]