Sinos da Rosário dos Pretos voltam a soar neste sábado (19)

Totalmente automatizados, eles serão inaugurados com presença de baianos e turistas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2019 às 12:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Neste sábado (19), os ares do Pelourinho vão ganhar um novo som. É que às 17h baianos e turistas que passam pelo local voltarão a ouvir os badalos dos sinos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Os equipamentos foram totalmente restaurados e agora são totalmente automatizados. A reforma faz parte de um projeto da Secretaria de Turismo do Estado para incentivar a tradição do badalo simultâneo por todos os templos da capital. No domingo (20), às 8h, os sinos da Igreja da Graça também tocarão.

O secretário Fausto Franco vai participar das duas cerimônias. Ele visitou várias igrejas para verificar as condições das torres e acompanhar a revitalização dos sinos. “Muitos deles estavam danificados ou sem uso há tempos, então podemos utilizar o recurso moderno da automatização para fazê-los voltar a funcionar, com a ideia de que soem simultaneamente nos horários do meio-dia e das seis da tarde”, diz. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho (Foto: Divulgação) Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a cerimônia começa às 17h com a celebração de uma missa e terá a participação da cantora Matilde Charles, interpretando o “Hino da África” e a “Ave Maria”. Os dois sinos restaurados irão tocar assim que for rezada a oração do Angelus, de acordo com o padre Jonathan de Jesus.“Antes, o toque desses sinos era manual e ocorria apenas em ocasiões festivas, agora está sendo automatizado para tocar com mais frequência em momentos solenes, além do meio-dia e das 18 horas”, explica o religioso.Na Igreja da Graça, administrada pelo Mosteiro de São Bento, foram restaurados dois dos cinco sinos, com o apoio da Academia de Letras da Bahia, que intermediou patrocínios para o restauro. “A instalação de novos sinos a badalar em momentos especiais chama a atenção dos baianos para a importância da preservação da Igreja da Graça, que é um dos mais históricos monumentos religiosos do continente americano”, diz o presidente da ALB, Joaci Góes.

O toque inaugural no domingo será às 7h30, convocando a comunidade para a missa das 8 horas. Após a celebração, acontece a inauguração oficial com novo toque, segundo o capelão do templo, dom Ângelo Alves de Oliveira.

“Eles estavam desativados há mais de 20 anos e com a reforma ficaram bons e modernos, tocando nos horários em que são programados”, informa o padre. A missa será celebrada pelo arquiabade do Mosteiro de São Bento, dom Emanuel d’Able do Amaral. Ainda no domingo, haverá novo toque às 18h30, convocando para a missa das 19 horas. (Foto: Divulgação) Toque no mesmo horário O toque simultâneo dos sinos tinha importância litúrgica e, antigamente, também servia de marcação de tempo para a população. Com as novas tecnologias, isso começou a cair em desuso. Agora, com a automatização, a tecnologia traz de volta o que ficou esquecido.

A inciativa é mais uma tentativa de reforçar o turismo religioso na Bahia, que ganhou grande força com a canonização da Santa Dulce dos Pobres, no último domingo, no Vaticano.

“Os sinos, antigamente, eram referências para a sociedade, anunciando momentos religiosos, festivos, de tristeza e até de guerra e com o tempo isso deixou de existir. Como temos tantas belas igrejas em Salvador, nada mais justo do que trazer de volta esta interessante tradição”, disse o secretário Fausto Franco.Automatizados, sinos de duas igrejas de Salvador voltam a soar