Sites ajudam a escolher celular e TV adequados ao seu perfil

Iniciativa é da Samsung e tem produtos do portfólio da marca, que se prepara para Black Friday

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  • Carol Neves

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 16:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

A Black Friday é nesta sexta-feira (23) e a ansiedade para conseguir aproveitar alguma promoção na data só aumenta. Para ajudar os clientes em dúvida do que comprar, a Samsung lançou alguns sites que auxiliam a identificar qual o celular ou TV que se adequam ao que você procura. 

"É uma data superimportante pra gente (...) Acho que dá para considerar quase uma data só a Black Friday e o Natal. Tem muita gente que compra na Black Friday, pega o pacotinho e deixa embaixo da árvore para dar no Natal. Aproveita (pra comprar) na Black Friday porque gostou do preço, da oferta", diz Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil. 

O smartphone é um dos itens mais buscados nessa época. Segundo dados de uma pesquisa feita pela Bridge Research a pedido da Samsung, 75% dos consumidores estão aguardando a Black Friday para trocar o celular. Os seguintes itens aparecem após o celular na pesquisa dos mais esperados: TVs (58%), notebooks (36%), refrigeradores (26%), tablets (22%) e lavadoras (22%). "A gente sabe qual o peso do smartphone dentro dessa data e por isso é importante estar bem preparado". Ele destaca que a empresa tem um portfólio amplo, com modelos indo de R$ 500 até opções superpremium, que passam dos R$ 4 mil. "Até como tem muita opção, estamos com uma ação esse ano para ajudar o consumidor a escolher um telefone que seja para o seu perfil", explica. 

É preciso acessar o site https://samsung.com.br/blackfriday, logar com alguma rede social ou e-mail, responder algumas questões sobre o que valoriza mais e receber o resultado. A partir daí, o cliente vai receber alertas sobre o seu celular "ideal". "São perguntas que vai responder rapidamente, o que ee gosta, o que acha mais importante, e aí no final a gente entrega o resultado para ele".

"No momento da compra ele já sabe que quer uma câmera tal, tanto de memória, esse desejo sempre usando uma referência o smartphone que ele tem, para migrar para um melhor. O desejo sempre é de melhorar o smartphone que ele já tem", diz Citrini, afirmando que o consumidor brasileiro já tem uma "maturidade" no assunto. "Não é o mais barato que vende mais".  (Foto: Reprodução) TV Outros dois segmentos que a marca trabalha para uma Black Friday forte é o de notebooks e de TV. Para televisores, também há um site auxiliando a entender melhor a linha e qual aparelho vai servir melhor ao consumidor. Guilherme Campos, gerente da área de TV, diz que a preparação para esse período é feita desde o começo do ano. "TV é um item muito procurado. A gente fez pesquisa e viu que de uma base de entrevistados pelo menos 58% mencionam que é um item que estão olhando", diz. "Por conta das ofertas que estão acontecendo e das mil diferentes TVs que existem no mercado, o consumidor se sente um pouco distante de tudo isso, sente incômodo de ter que pesquisar o que é a melhor TV pra ele. Hoje está rolando uma dificuldade do consumidor de entender qual o melhor pacote pro seu uso", acredita.

A ferramenta é similar à de celulares. O consumidor entra no site https://samsung.com.br/4kdeverdade/, responde às questões e vai ver qual televisor é o mais parecido com o que procura. "São poucas perguntas objetivas, que envolvem o que é mais importante para você em uma TV, design, praticidade, imagem, qual a polegada que você procura", explica. "Em dois, três minutinhos consegue achar a tv ideal para ele".

Guilherme aponta três TVs que acredita que farão sucesso na Black Friday. A primeira é a NU7100, vendida a partir de R$ 2,8 mil na loja oficial. "Já conta com resolução 4k, pixel RGB, certificação internacional, excelente imagem e junto com isso é excelente em design. livre de cabos, canaletas passando por debaixo da TV", elenca. "Fica muito bem em qualquer ambiente, o controle remoto é super intuitivo". NU7100 é aposta para Black Friday (Foto: Divulgação) A outra é a NU7400, que custa a partir de R$ 4 mil. "Tudo isso que já falei, mas agrega um controle remoto único, que eleva muito a comodidade para o consumidor. Você controla TV a cabo, blu ray, vídeo game, tudo do mesmo lugar".

A terceira é a Q7F, cuja versão mais barata é na faixa de R$ 8 mil. "É um lançamento da categoria Qled. Vem com um única conexão, é a primeira ligada por apenas 1 cabo, possui o modo ambiente, que tem feito tanta diferença na TV".

Notebook Luciano Beraldo, gerente da área de notebooks da marca, diz que a Black Friday é a data mais importante do ano para o setor, superando inclusive o natal. 

Ele diz que o usuário chamado de "mainstream", o padrão, busca comprar laptops com telas maiores -  15 é a mais buscada. "Mas a busca por notebook fino e leve, máquinas com telas de 13 polegadas, superfinas, cresceu bastante em volume", acrescenta.

"Agora na Black Friday pelo fato do usuário de games ser mais focado no mundo online, então a gente acredita que a busca vai ser muito grande nesse setor. A gente fala gamer, mas não serve só para jogos, tem uma potência excelente", diz. "Há um foco esse ano em máquinas fortes, pré-configuradas com processador i5, i7, placa gráfica, uma configuração mais alta". 

De acordo com Beraldo, a Samsung tem investido muito no setor no Brasil, inclusive com fábrica própria para aparelhos high end, o que ajuda a manter preços mais competitivos. "A busca por portabilidade é mais generalizada. Quem já teve experiência computacional, que está no segundo ou terceiro notebook, geralmente presta mais atenção no peso, na autonomia de bateria Depois de carregar notebook pesado por anos, ele quer algo mais leve".