Só cabe um? Vinícius e Régis travam disputa por posição no meio

Meias tem ótimos números pelo tricolor na temporada

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 27 de julho de 2018 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

É muito comum para o treinador de futebol ter que escolher somente um entre dois jogadores de boa qualidade para ser titular, pelo fato deles ocuparem a mesma posição no campo. No Bahia, Enderson Moreira tem se deparado com essa situação, popularmente chamada uma dor de cabeça boa.

Ainda que haja sempre disputa por vaga na equipe em todos os setores, a dupla Vinícius e Régis trava um duelo em particular já há algum tempo. Mesmo que tenha variado a formação para o 4-1-4-1 com Paulo Cézar Carpegiani ano passado e o próprio Guto Ferreira no início desta temporada, o tricolor tem utilizado constantemente o 4-2-3-1.    Este esquema exige uma linha de três meias, dois pelos lados e um centralizado, justamente a posição que Régis e Vinícius costumam ocupar. Para se ter uma ideia, eles só iniciaram jogando juntos em 2018 duas vezes: na goleada sobre o Jequié por 6x1, no Campeonato Baiano, e na derrota por 2x0 contra o Flamengo, pela Série A.

Vinícius jogou mais este ano. Até então foram 38 jogos, sendo 29 como titular e um total de 2.541 minutos em campo. Ninguém participou mais do que ele nos 65 gols tricolores. Marcou dez e deu nove assistências. Na Série A, atuou em 13 das 15 rodadas, foi titular 11 vezes e marcou apenas dois gols.

Em quantidade de partidas, a diferença entre os dois é pouca. Régis jogou 35, começou entre os titulares 15 vezes, mas ficou em campo por muito menos tempo, 1.559 minutos, diferença de quase 11 jogos em relação ao companheiro. Na temporada, acumula cinco gols e outras cinco assistências. Só Zé Rafael, com 10 gols e quatro assistências e o próprio Vinícius tiveram mais participação direta que o camisa 20. 

Pelo Brasileiro, Régis balançou a rede duas vezes como Vinícius, mas deu também uma assistência nas mesmas 13 partidas. A questão é que ele começou jogando só quatro e esteve em campo em 475 minutos, contra 912 de Vinícius, o que o torna mais eficiente. Ao menos por enquanto, Vinícius segue como titular absoluto.