Só no videogame? Temporada pode acabar sem Ba-Vi no Barradão

Bahia e Vitória precisam chegar à final da Copa do Nordeste para não acabar o ano com apenas dois clássicos

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 18 de março de 2019 às 10:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

Bahia e Vitória podem ter feito o seu último clássico do ano naquela partida que acabou empatada em 0x0, na Fonte Nova, pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Baiano. Com isso, 2019 pode acabar com apenas dois clássicos - algo inédito neste século. Caso isso se confirme, o ano acaba sem que o torcedor do Vitória consiga assistir a um Ba-Vi dentro do estádio.

Esse cenário só é possível porque o Vitória já foi eliminado da Copa do Brasil e no último domingo repetiu o feito no Campeonato Baiano. A dupla de rivais está em divisões diferentes no Brasileirão e, por isso, um clássico pelo torneio nacional é impossível. Resta apenas a Copa do Nordeste, mas nessa competição os times só podem se encontrar novamente caso cheguem à final do campeonato. Foi nesta competição, inclusive, que aconteceu o primeiro dérbi do ano, empatado em 1x1.

Situação similar a essa aconteceu na temporada de 2015. Naquela ocasião, o rubro-negro também foi eliminado precocemente do Baiano quando caiu perante o Colo-Colo nas quartas de final. Antes disso, as equipes haviam empatado por 1x1 no Barradão pela primeira fase. Quem marcou os gols foram Neto Baiano, pelo Vitória, e Maxi Biancucchi igualou o placar pelo tricolor.

Aquele ano só não acabou com um Ba-Vi solitário porque os dois times estavam disputando a Série B. No nacional, o Vitória ganhou as duas partidas: primeiro aplicou uma goleada por 4x1 no Barradão. No segundo turno, quase repetiu o feito e ganhou por 3x1 após conseguir uma virada em plena Fonte Nova. Todos os clássicos em 2019 aconteceram na Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia) No ano seguinte, novamente foram três clássicos. Desta vez, todos pelo Campeonato Baiano. A situação era a inversa à realidade de hoje e era o Vitória quem estava na Série A, recém-promovido após a terceira colocação na Série B da temporada anterior. O Bahia não conseguiu o acesso. O retrospectivo do rubro-negro seguiu melhor: venceu dois jogos, sendo um na primeira fase e outro na final do Baiano. Acabou campeão mesmo depois de perder por 1x0 naquele que foi o último Ba-Vi da temporada.

Fartura Os anos seguintes foram marcados por uma fartura nos clássicos. Especialmente no ano de 2017, que acabou com incríveis sete duelos. Três pelo estadual, dois pela Nordestão e mais dois pela Série A. Apesar do Vitória ganhar os dois primeiros jogos do ano, foi nessa época o Bahia iniciou uma série invicta contra seu maior rival, que dura até os dias de hoje.

De lá pra cá, o tricolor ganhou seis partidas, contando com o vergonhoso clássico de 18 de fevereiro de 2018, e outros seis jogos acabaram empatados. O último Ba-Vi que acabou com um vencedor foi pelo Brasileirão do ano passado, quando o time de Enderson Moreira goleou o Vitória, à época treinado por Vagner Mancini, dentro da Fonte Nova pelo placar de 4x1.

Se quiserem um reencontro nessa relação que já tem mais de 80 anos, a dupla precisa antes de tudo se classificar para as quartas de final da Copa do Nordeste. Restando dois jogos, Vitória e Bahia estão na quinta e sexta colocação de seus respectivos grupos. Ou seja, se a primeira fase acabasse hoje, os dois estariam eliminados e só se enfrentariam em 2020. 

O Vitória enfrenta ABC e Náutico. Do outro lado, o Bahia pega Salgueiro e Sampaio Corrêa. O curioso é que o rubro-negro dará uma mãozinha a seu maior rival caso vença as duas partidas que lhe restam. Isso porque enfrenta o terceiro e o quarto colocado do Grupo A, onde o Bahia está alocado.

*Com supervisão do editor Miro Palma