'Só quem faz a caminhada do Bonfim sabe a emoção', diz ACM Neto

Na chegada à Conceição da Praia, prefeito reafirmou ser contra o decreto das armas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 08:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Max Haack/Secom

Na chegada à Conceição da Praia, o prefeito ACM Neto lembrou que esta é sua penúltima Lavagem do Bonfim no comando do Palácio Tomé de Souza. Falou também sobre política e ressaltou que o candidato do DEM à presidência da Câmara é o deputado Rodrigo Maia, que busca a reeleição. Foi uma resposta à tentativa de Kim Kataguiri (DEM) disputar o posto. O prefeito também reafirmou ser contra o decreto das armas.

Neto lembrou ainda dos tempos em que nem pensava em ser político, mas já participava da festa ao lado do avô, Antonio Carlos Magalhães. "Comecei a fazer essa caminhada ao lado do meu avô, e via como aquele momento era especial para ele. E, a partir daí, vi como era diferente estar aqui. Só quem faz a caminhada até o Bonfim sabe a emoção que a gente sente de estar aqui ao lado de tantas pessoas e desse povo que é diferente. É uma coisa que vem de dentro do coração", declarou.O prefeito classificou a Lavagem do Bonfim como a festa popular e religiosa que mais o emociona. "É uma festa que está em meu coração. Eu vou aproveitar para agradecer e pedir. Mais agradecer do que pedir. E o pedido sempre é coletivo, olhando para nosso povo, pedindo ao Senhor do Bonfim que continue abençoando nossa gente", revelou. (Foto: Max Haack/Secom) Para ele, a festa deste ano tem um caráter ainda mais especial, em função da requalificação da parte alta da Colina Sagrada, na Praça do Largo do Bonfim, na última terça-feira (15). "A Colina Sagrada está renovada para que a gente possa renovar a nossa fé. Pessoas do mundo inteiro estão aqui hoje se juntando aos baianos e vão chegar até o Bonfim e ver como o Bonfim está ainda mais bonito. Isso vai engrandecer a festa deste ano". 

Acompanhe em tempo real tudo o que está acontecendo na Lavagem do Bonfim

A alvorada de fogos nas proximidades da Praça Cairu anuncia a partida da caminhada, da qual o prefeito participa até a chegada na  Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Lá, com faz todo ano, Neto participa da tradicional lavagem das escadarias da basílica pelas baianas. Rui Costa e ACM Neto se cumprimentaram antes da saída do percurso, na Conceição da Praia (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Também presente na festa, o vice-prefeito Bruno Reis ressaltou que considera a tradicional Lavagem do Bonfim uma lição de tolerância religiosa que os baianos dão ao mundo. "Na festa, fiéis e devotos vão às ruas manifestar a fé em completa harmonia, durante o cortejo, que é um dos maiores símbolos culturais do nosso estado”, afirmou Reis, que participa da caminhada ao lado do prefeito e de outras lideranças políticas e administrativas. Bruno Reis e ACM Neto (Foto: Max Haack/Secom)