Sob sol forte, atletas e amadores marcam presença na Maratona Salvador

Prova distribui R$ 163 mil em prêmios

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2018 às 08:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Daniela Leone

A Primavera começou no sábado (22), mas na capital baiana a largada oficial para a estação foi dada bem no início da manhã deste domingo (23), com a Maratona Cidade de Salvador. Sob sol forte, logo nas primeiras horas da manhã, atletas e amadores se reuniram no Farol da Barra para as diversas provas que integram o evento: 5km, 10km, 21km e 42km.

Única paratleta na competição, a cadeirante Angelina Silva comemorou a realização da corrida. "Quem quer água, vai buscar. Desistir é para os fracos. A prova está ótima, perfeita, fico orgulhosa da minha capital estar promovendo isso", comentou a corredora, que há 16 anos compete em maratonas. Casal veio de Alagoinhas curtir maratona e chamar atenção para a necessidade de exercícios físicos (Foto: Daniela Leone/ CORREIO) Símbolo de superação com a ajuda das rodas, Angelina não estava só no quesito "dar um belo exemplo". Juntos há 12 anos, o casal Marcelo e Claudia Machado, de Alagoinhas, começaram a correr e a participar de eventos esportivos depois que Marcelo teve de tratar uma paralisia e um câncer. "Resolvemos correr assim para motivar mais pessoas a continuarem cuidando da saúde, mesmo após os 50 anos", ressaltaram.

Além de estimular a prática esportiva, a Maratona Cidade do Salvador tem como objetivo promover a capital baiana como destino turístico. Foram essas as duas dimensões exaltadas pelo presidente da Saltur – Empresa Salvador Turismo, Issac Edington. " Existe hoje um movimento mundial cada vez mais forte onde pessoas se deslocam de suas cidades e países para participar de competições de rua. O turista esportivo tem geralmente um gasto maior na cidade se comparado a um turista tradicional. Ele vem com seus familiares, aproveita a cidade, nosso patrimônio histórico. É um investimento que a gente está fazendo de introduzir Salvador no circuito internacional de maratonas de rua e também de transformar a cidade em um dos principais destinos de corrida de rua do Brasil", ressaltou. Ao lado do Carnaval e do Réveillon, a Maratona Cidade de Salvador é um dos principais eventos promovidos pela Saltur. Presidente da Saltur, Isaac Edington comemora segunda edição da Maratona Salvador (Foto: Daniela Leone/ CORREIO) Além de estar à frente da organização, Isaac também foi um dos inscritos na corrida. Ele fez a prova de 5 km. "Eu corro sempre, sou ciclista e corredor para manter minha forma física. Sou corredor de 5 km, não penso em fazer mais que isso, quero fazer o percurso com toda segurança e tranquilidade", contou, dizendo que trata-se de uma realização pessoal também. 

Essa é a segunda edição da Maratona Cidade de Salvador. Sobre uma nova, ano que vem, Isaac desconversa, mas garante que virá. "Depois de terminar e avaliar tudo, a gente fala em uma terceira edição. Mas, certamente, faremos sim! Provavelmente em setembro, dentro do Festival de Primavera, que é nosso pré-verão", afirmou. Atletas e amadores marcam presença no evento, que começou às 5h30 (Fotos: Daniela Leone/ CORREIO) Ao cruzar a linha de chegada, o jornalista Angelo Paz (foto acima), 30 anos, estava exausto e encharcado de suor, mas com um sorriso largo no rosto. Após 50 dias de preparação, ele completou os 21km da Maratona Cidade de Salvador. 

“Estou me sentindo satisfeito e realizado”, comemorou o colunista do ‘Eu, Corredor!’. “O esporte faz você acreditar que tudo é possível”, completou Paz, que não era corredor antes de aceitar o desafio. “Estou muito feliz. Foi uma experiência inacreditável. Correr faz você se sentir vivo”. 

A também jornalista Perla Ribeiro, 37 anos, optou pela distância mais curta: 5km. “Tô super enferrujada, mas foi bom ver tanta gente motivada”, afirmou a chefe de reportagem do CORREIO. (Foto: Daniela Leone/ CORREIO)