Sobradinho pode chegar ao volume morto em outubro

A barragem está apenas com 5,87% do seu volume útil

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 23 de setembro de 2017 às 05:40

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução

Se continuar sem chover, a barragem de Sobradinho pode chegar ao volume morto em outubro. A avaliação é do diretor de Águas do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Inema), Eduardo Topázio. O boletim divulgado ontem pela Agência Nacional de Águas (ANA) aponta que a barragem está só com 5,87% do seu volume útil. E a curva vem sendo cada vez mais decrescente. No início do ano, chegou a 30%.

Caso se confirme o volume morto, a barragem passará a ser usada apenas para abastecimento humano. Ela já foi considerada o principal reservatório para geração de energia elétrica do Nordeste.

“A seca deste ano é a pior de todas. Sobradinho é o maior reservatório do Nordeste e está muito próximo do volume morto. Como a área é plana, se diminuir 1% do volume, isso significa quilômetros de distância de onde estava a borda. Em 2014, chegou a 1% do volume útil, foi o estado mais crítico. Agora, não tem muito o que fazer, só rezar”, explica Topázio.   Uma das medidas que a Bahia propôs à ANA, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e aos estados que se beneficiam da barragem (Sergipe, Alagoas e Pernambuco) é a redução da vazão de Sobradinho. Hoje, ela libera 600 mil litros por segundo. 

Segundo o diretor, o pedido inicial era para reduzir para 550 mil litros por segundo, mas, diante do agravamento da situação, já querem baixar para 500 mil litros por segundo. “Estamos brigando para não chegar ao volume morto. Mas os outros estados têm que concordar. Não podemos entrar em conflito. Eles têm que avaliar o impacto na sua captação, porque quando diminui a vazão, a água pode chegar salobra a Alagoas e Sergipe. A Bahia também propôs que, perto do volume morto, a barragemn passe a liberar só a quantidade de água que entrar”.