"Sofri durante 10 anos com ataques racistas", diz Glória Maria

TV
03.07.2015, 18:28:00
Atualizado: 03.07.2015, 18:35:49

"Sofri durante 10 anos com ataques racistas", diz Glória Maria

A jornalista considera o Brasil "o país mais racista do mundo"

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A jornalista Glória Maria desejou força à colega Maria Julia Coutinho, a "garota do tempo" do Jornal Nacional, que foi alvo de comentários racistas nesta sexta-feira (3) nas redes sociais.

http://www.marataizes.com.br/noticias/imagens/img_noticias/2649136b1f9d64bb51069d499dcebe4e.jpg
(Foto: Ag. News)

"O que eu digo para a Maju é que ela vá em frente e não desista nunca, porque é isso que os racistas querem, que a gente fraqueje e desista. Mas que ela fique mais forte com essa experiência e siga adiante", afirmou Glória à coluna de Bruno Astuto, da Época.

Os comentários surgiram em uma foto publicada na página oficial do JN no Facebook sobre o quadro de Maju. Internautas afirmaram que Maju só entrou no jornal pelas "cotas". "Só conseguiu emprego no Jornal Nacional por causa das cotas. Preta imunda". Outros fizeram piadas de cunho racista. 

Majú foi vítima de racismo nas redes sociais.
(Foto: Reprodução/TV Globo)

"Sofri durante 10 anos com ataques racistas", disse a jornalista, lembrando da época do"Fantástico". "Essa é a prova do que eu sempre disse, que o racismo nunca vai acabar. O que ela está passando hoje, eu vivi no Fantástico. Recebia os comentários por cartas e, depois, por e-mails. Não era uma declaração pública e vinha diretamente a mim, atingia a minha alma e meu coração. Hoje atinge o Brasil. A diferença é essa. Eu tinha que aguentar o tranco sozinha. Isso que ela está vivendo é a normalidade do brasileiro. Mas nunca fraquejei, nunca desisti", acrescentou Glória.

A jornalista considera o Brasil "o país mais racista do mundo". "Posso dizer isso literalmente pela minha própria pele. Acabei de voltar desses dois países, onde você praticamente não encontra pretos pelas ruas, e as pessoas são gentis e delicadas, pedem pelo amor de Deus que você fique mais um pouco. O Brasil é um outro planeta nesse sentido", criticou. 

A equipe do Jornal Nacional se manifestou apoiando Maju. "Estou na sala de troféus do JN, que é nossa sala de reuniões. Essa aqui é a Renata Vasconcellos. A Renata, eu e a equipe do JN tivemos uma ideia. A gente queria dar um recado para vocês: #somostodosMaju", disse William Bonner, acompanhado pela equipe, com um cartaz com a hashtag.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais