Solenidade militar marca a comemoração em homenagem ao dia do Exército; veja fotos

A cerimônia também enalteceu a Batalha de Guararapes, onde líderes luso-brasileiros, índios e negros juntaram força contra à presença holandesa no Brasil.

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 19 de abril de 2017 às 14:55

- Atualizado há um ano

(Fotos: Evandro Veiga/CORREIO)Devidamente alinhada em fileiras, a Banda de Música da 6° Região Militar soou as cornetas pontualmente às 9h desta quarta-feira (19), no 19º Batalhão de Caçadores, no bairro do Cabula. A música que ecoava no pátio marcava o início da abertura oficial das atividades em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro e à Semana do Exército, promovida pela 6° Região Militar.

Na abertura da solenidade, os rufos dos tambores da banda marcavam os passos dos soldados que ocupavam o pátio cantando o Hino do Exército. A continência diante da bandeira nacional hasteada enalteceu a Batalha de Guararapes, momento histórico em que índios, líderes luso-brasileiros e negros se juntaram, há cerca de 300 anos, em resistência à presença holandesa no país, expulsando as tropas da Holanda do estado do Pernambuco. Durante a cerimônia, uma carta emitida pelo Comandante do Exército, o General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, foi lida por Joarez Alves Pereira Junior, Comandante da 6ª Região Militar. Em um trecho da mensagem, Villas Bôas destacou a importância das tropas para a segurança nacional e a situação política do país. "Vivemos num tempo, no entanto, de crises extensas e profundas que trazem um risco inédito aos sonhos de Guararapes. Apesar dos esforços que fazemos, o colapso da  segurança pública, a profunda crise moral e os escândalos de corrupção nos compromete o futuro. Essa crise fere gravemente a alma da nossa gente e ameaça nossa própria identidade nacional", dizia parte do documento.(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Emocionado com a cerimônia, o aposentado e ex-combatente Gilberto de Araújo, 96 anos, resistia em esconder as lágrimas que escorria ao posar para uma foto ao lado do responsável por comandar a 6° RM. "Essa lágrima no rosto me acompanha desde os anos 40, quando estive na Itália em missão", brincou o ex-combatente de guerra, que fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tropa que desembarcou em terras italianas depois que o Brasil engrossou as fileiras contra a Alemanha nazista e à Itália, na 2ª Guerra Mundial.

"A nossa principal missão do Exército hoje é estar pronto para defender a pátria. Associado a isso há uma série de missões que chamamos de subsidiárias e que o Exército tem sido muito ativo, como o controle das fronteiras, distribuição de água e a garantia da lei e da ordem da nação". disse o Comandante Joarez Alves Pereira Junior.

Minoria nas tropas presentes no desfile e não menos importantes para guarda nacional, a Sargento Erika Moreira e a Sargento Carolina Azevedo, ambas sargentos de Saúde do Batalhão 19° BC, observavam o desfile e condecorações feitas as autoridades civis e militares. "Conseguimos cumprir com os nossos papeis e com todas as missões que são designadas. Aqui, como em qualquer outra profissão, a figura feminina precisa existir", disse Erika. 

Entre os dias 19 e 23 de abril, a 6ª Região Militar promoverá a Semana do Exército 2017, com atividades sociais, esportivas, educativas e culturais para comemorar o Dia do Exército Brasileiro. O slogan da campanha deste ano,"Pronto para o Futuro", destaca o processo de transformação que vem sendo vivido pela Força Terrestre em sua preparação para os novos tempos.

Veja mais fotos.

Programação:

Sexta, 21 de abril - Passeio motociclístico saindo da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim até o Quartel de Amaralina. 

Domingo, 23 de abril - Das 9h às 17h tem exposição de material de emprego militar; às 18h acontece apresentação musical na banda do Exército. As duas atividades serão no Farol da Barra.