Sommeliers de Salvador podem se tornar embaixadores dos vinhos do Alentejo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Paula Theotonio
  • Paula Theotonio

Publicado em 3 de fevereiro de 2019 às 15:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Dois especialistas de Salvador (BA) concorrem ao título de “Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil”. O título é concedido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em Portugal, responsável pela promoção da bebida nos mercados português e internacional. Alexandre Takei, professor da Enocultura e Faculdade Ruy Barbosa; e José Luiz Perna Neto, chef do Tomate Restaurante, já estão no país europeu – onde passam por uma maratona de atividades formadoras a partir da próxima segunda-feira (04).

Até 7 de fevereiro, os sommeliers soteropolitanos e outros seis profissionais de Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo farão uma imersão na essência, cultura e tradição do Alentejo, que incluirá um conjunto de sessões de formação, visitas a diversas herdades e provas de vinho com produtores locais. A final será na sexta-feira (08), com a aplicação de testes escritos, orais e práticos, onde todos os conhecimentos serão postos à prova. A premiação vai ocorrer no Hotel Mar d’Ar Muralhas, em Évora.

Seleção na Bahia

Esta é a 6ª edição do concurso “Vinhos do Alentejo – O Melhor Sommelier do Brasil”, que teve início em 2014. As inscrições aconteceram pela internet, sem custos para os interessados; e a etapa Salvador aconteceu no dia 9 de outubro de 2018, no Fera Palace Hotel. Na ocasião, o crítico de vinhos Alexandre Lalas dirigiu uma sessão de formação, na qual explicou alguns dos conceitos-chave da região alentejana, como história, terroir, produtores e perfil dos vinhos.

Em seguida, cerca de 30 concorrentes – profissionais ligados ao serviço do vinho em restaurantes, lojas, empórios ou importadoras e também estudantes da área – participaram de uma degustação técnica e teste escrito de caráter classificatório.

Chef de cozinha, José Perna alega ter sido surpreendido com sua seleção. “Foi inexplicável, pois sou apenas um estudante de vinhos. E eu não esperava ser selecionado, pois os maiores e melhores conhecedores de Salvador estavam lá, inclusive meu professor, que também foi selecionado”, revela. Alexandre Takei é um dos concorrentes a melhor sommelier (foto/divulgação) Educador da área, o sommelier Alexandre Takei foi a Portugal uma semana antes do início das atividades da Comissão.  “Fiz um giro de carro pelo país e terminei em Lisboa, neste domingo. Estou muito ansioso e mal posso esperar para começar essa imersão no Alentejo. E é uma região muito interessante, porque ela consegue ter desde a tradição e as formas mais ancestrais de fazer vinhos, o uso de uvas tradicionais do país e francesas, até vinificações com perfil semelhante ao do Novo Mundo”, conta. 

Takei alega que já se sente vencedor pela oportunidade. “Independente de quem vença a etapa nacional, os oito concorrentes já saem vitoriosos pela vivência. E mais vitorioso sai o vinho do Alentejo no Brasil, porque ganha oito grandes embaixadores. Todos devidamente capacitados e formados para divulgar o vinho alentejano, além de completamente apaixonados pela região”, complementa.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 40% em volume e 42% em termos de valor, segundo dados referentes a 2017 da AC Nielsen. E o Brasil é primeiro mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com cerca de 5,4 milhões de garrafas por ano.