Sonho, superação e milhões: as histórias de 4 estrelas da FitDance

Saiba tudo sobre alguns dos principais dançarinos da trupe que movimenta números milionários e reinventou o suingue baiano; Eles posaram para um editorial de moda sportwear retrô

Publicado em 7 de maio de 2018 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Renato Santana/Divulgação

A Equipe Show da Fitdance posou para nossas lentes e contou um pouco de suas histórias e da história do grupo, que se tornou a maior empresa de dança do Brasil (Foto: Renato Santana/Divulgação) Eles mandam muito bem e não é só no gingado: são cerca de 9 milhões de seguidores somando Instagram e Youtube. Na plataforma de vídeos, a marca atingiu 2 bilhões de visualizações com seus tutoriais de coreografias de músicas populares. São 5 mil instrutores credenciados pelo país, 400 deles apenas em Salvador.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

O visual, logo, também faz sucesso. Eles mostram que dá para se exercitar e lacrar. Para brincar com a estética do sportwear retrô, convidamos quatro membros da trupe para modelarem e revelarem suas histórias.

Tem filha de concorrente à loira do Tchan (Taynah Smith), ex-dançarino de Ivete Sangalo que também já foi vocalista de banda de rock (Fabio Duarte), cantor de partido alto que “já comeu lixo” (Dhieggo Astral) e menina que sonhava em ser dançarina desde pequena (Pâmela Sampaio). Confira. (Foto: Renato Santana/Divulgação) Pâmela Sampaio (@pamsampaiio)

Qual o melhor lugar para uma leonina senão o palco? Pois foi o caminho que Pâmela escolheu. A loira mete dança com a FitDance há quatro anos, desde que eles se juntaram pela primeira vez para gravar um DVD com coreografias dos hits do Verão. Isso mesmo, eles ainda não chegavam nem perto de ser a empresa que conquistou o Brasil.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia e pets: “Já entrei no projeto acreditando que ia crescer, sempre me imaginei conquistando coisas com a dança.” Com a ajuda da Fit Dance, Pâmela Sampaio virou @pamsapaiio e coleciona mais de meio milhão de seguidores no Instagram. (Foto: Reprodução/Instagram) Apesar de confiar, não achava que chegaria tão longe. “Pensava que seria só DVD, que aconteceria nos Verões, não imaginava que ia tomar essa proporção”, lembra.“Hoje em dia a gente tem uma rotina de trabalho que vai praticamente de domingo a domingo, estamos sempre gravando, ensaiando, fazemos show no final de semana...” Apaixonada pela dança desde criança, ela conta que, quando tinha quatro anos acompanhava o pai, que era músico, nas apresentações de sua banda. E já ficava atrás do palco fazendo passinhos. O amor pela arte a fez, por diversas vezes na infância e adolescência, buscar cursos e oficinas gratuitas de dança, já que a família não podia custear.

“E quem diria que eu estaria fazendo show de dança, né? Subir no palco e ter uma galera que paga para assistir à gente?”. A ponto de um fã até desmaiar depois de um abraço.“Que sensação é essa que eu causo numa pessoa a esse ponto?”Ela confessa que, às vezes, até se assusta com essas reações, mas que segue se acostumando. “É bom, mas é meio inacreditável, é meio doido. Às vezes eu estou na minha rua e queria só que me enxergassem como uma moradora qualquer, que faz faxina e cozinha.”

Mas é difícil, né? Até porque ela faz parte da Equipe Show, grupo de elite da Fit Dance, o que a faz estar nos clipes mais importantes da marca, nas viagens e na publicidade das roupas que o grupo também está assinando. Holofotes.

E se engana quem acha que por causa deles ela faz questão de só sair de casa montada. “Eu já tive essa preocupação, porque tem sempre alguém querendo fazer uma foto, mas eu sou igual a eles.""Não preciso manter esse padrão porque a gente não é assim 24 horas.” Foto: Reprodução/Instagram Pâmela diz que até leva em conta o que um amigo disse uma vez, que ela precisava estar sempre arrumada. “Mas se for possível colocar óculos e boné para poder sair, eu vou”. Uma preocupação é com o corpo, instrumento de trabalho.

A sorte é que ela gosta de comer de forma saudável. A combinação arroz integral, salada e frango está sempre no cardápio. “Até como um hambúrguer, mas não sou de fazer isso sempre”. Assim fica fácil. A rotina de cuidados inclui fisioterapia preventiva e academia.

E o sucesso entre os boys? Que nada! “Meu público é 75% feminino. Eu acho isso massa, até porque é o que eu vendo. Elas querem saber o que eu visto, o que eu como, onde eu malho.” Os rapazes são poucos e comedidos. “Não sei se por minha postura no Instagram, eu sou muito fechada, às vezes rola um elogio, mas nada abusivo”. Dhiego está na FitDance há quatro anos e descobriu a dança por acaso quando ajudava amigos dançarinos a ganhar um prêmio (Foto: Renato Santana/Divulgação) Dhiego Astral, 34 (@d_astral)

O nome Astral foi dado pelo dono de uma lan house em Conceição do Jacuípe, cidade onde Dhiego viveu na adolescência. “Surgiu de minha alegria, que chega a ser exagerada às vezes”. Alegria que não sucumbiu aos problemas da vida.“Um cara que comeu do lixo, que passou seis meses sem energia em casa, seis meses sem água, que quando tinha um não tinha outro, que comeu de fogão a lenha...”A energia permanece ali. Aos 34 anos, ele é um dos dançarinos que faz parte da Equipe Show e que está lá desde os primeiros passos da FitDance. “Entrei quando migrou para a Internet, cheguei a gravar um DVD”, lembra do seu início no grupo.

Mas quem vê Astral descendo, subindo, quicando e rebolando nos vídeos, nem imagina que antes de meter dança ele metia voz. “Eu tinha uma banda de partido alto em minha cidade”. Depois disso, entrou em um grupo de dança e fazia uns trampos de modelo em Feira de Santana. E foi voltando de um desses trabalhos que o mundo resolveu dar voltas. Na pele: o dançarino tatupu no braço a marca da empresa como prova de amor e gratidão (Foto: Reprodução/Instagram) Depois de um assalto ao ônibus em que estava, veio parar em Salvador, decidiu passar uma semana na casa de uma tia e voltou a Conceição do Jacuípe apenas para pegar as roupas. Mudou para a capital e resolveu continuar dançando. Virou professor em academias até que Fábio o chamou para integrar a equipe da recém-nascida FitDance.“Ele disse pra gente: ‘vou fazer de vocês artistas’, e eu acreditei. Na época eu achava que era uma aposta. E fiquei.”Um dos seus primeiros vídeos foi da música Abana, de Leo Santana. “Fabio, como bom empreendedor, viu que eu tinha talento e me colocou na Equipe Show”. E mesmo sem saber o que era direito, ele topou. Atualmente tem 188 mil seguidores no Instagram, participa dos principais vídeos, de apresentações por todo o país, dos cursos e das campanhas para a linha de roupas que o grupo assina. Mais que isso, Astral se dedica quase integralmente ao trabalho com a Fit.“Eu não encaro nem como trabalho, mas como minha vida. Às vezes eu fico aqui, ajudo a editar um vídeo, criar coreografias e dou ideias”. O bonitão coleciona mais de 180 mil seguidores no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram) Ele credita ao grupo todas as grandes transformações de sua vida, tanto que fez questão de marcar na pele o nome da empresa, como prova de amor e gratidão. “É emocionante, eu não tinha perspectiva de vida, eu não sabia o que era sonhar. Quando entrei aqui, comecei a ser enxergado como profissional, minhas aulas cresceram de público”.

E de garoto que não sonhava, Astral se tornou o homem que quer saltos cada vez maiores. “O que eu ainda sonho é levar a FitDance onde ainda não chegou, onde a dança é pouco valorizada, discriminada, para pessoas que querem dançar, mas não têm condições físicas, que se alegram quando a gente dança para elas”.

Entre as diversas histórias, ele rememora a de um fã que encontrou com eles em Brasília, na semana passada, depois de um show, e que revelou que o grupo o teria ajudado a sair da depressão em 2014. “A dança conseguiu isso, nós não somos simples dançarinos, somos artistas”.

Mas nada que o deixe deslumbrado. “Vejo que eu tenho mais conhecimento, mas continuo morando no mesmo bairro (Sete de Abril), comendo a mesma comida, indo nos mesmos lugares quando eu posso, nem me vejo tão artista assim”.

A não ser quando é parado no shopping para fazer selfie com alguma fã. Nesses momentos ele incorpora o famoso e cuida de passar gentileza e respeito para quem o encontra. “Tem que ter muita cautela, porque o mesmo mundo que te abraça pode te derrubar. Uma palavra pode ser mal interpretada. A gente tem o cuidado de como falar e como tocar”. Mas de uma coisa ele não esquece: a humildade.“Não tem como mudar porque de onde eu vim, como é que não age assim? Se eu fizer uma coisa que soe errado eu volto atrás e corrijo.” E celebra: “a FitDance me tirou da lama e me colocou nos palcos”. A mais nova do grupo é a baiana Tay Smith, vencedora do concurso FitDance Dream (Foto: Renato Santana/Divulgação) Taynah Smith, 21  (@taysmithf)

Ela nem confirma nem nega, mas a gente tem convicção de que Tay Smith puxou da mãe a paixão pela dança. “Ela era dançarina, fez o concurso da loira do Tchan, dançava em trio...”

De alguma forma, isso ajudou para deixar as coisas em casa tranquilas quanto a jovem trancou a faculdade de Arquitetura e Urbanismo para se dedicar exclusivamente ao trabalho como bailarina da FitDance.

A história é bem recente, ela mesma lembra. “Conheci a FitDance na academia, fazia aulas com minha mãe, depois conheci o canal e fui crescendo”. Em seguida, fez o curso e se tornou instrutora, mais tarde participou de um concurso, o FitDance Dream, o único que o grupo fez, com participantes do país inteiro para selecionar duas pessoas para a Equipe Show. A baiana foi uma das campeãs, ao lado do paulista Vinícius Mello. (Foto: Reprodução/Instagram) “Sou a mascote aqui”, lembra a dançarina, que está entre as mais novas da equipe. Dos primeiros passos na academia até hoje são pouco mais de dois anos. E uma mudança radical de vida.“Quando comecei, não colocava muita fé, fiz o concurso despretensiosamente e nunca achei que estaria nessa posição que estou hoje, mas sabia que a FitDance era uma coisa incrível e que minha vida ia mudar.”E mudou. “A cada dia me surpreendo com o tamanho que a empresa está tomando”. E ela enumera algumas coisas que provam o rodopio que sua vida deu: “Eu fui pro Encontro com Fátima Bernardes, uma coisa que nunca tinha passado pela minha cabeça, estamos em outros países, como Argentina, Espanha, Índia...”

E com tanto trabalho, shows pelo país, cursos, veio a fama, que garante a Tay 462 mil seguidores no Instagram.“O que eu mais gosto é ter o reconhecimento das pessoas, um respeito muito grande que antigamente a gente não tinha. Somos os artistas, as pessoas pagam para ver um show da FitDance”. Novinha: apenas com 21 anos, Tay acumula 462 mil seguidores no Instagram (Foto: Reprodução/Instagram) Mas nada que a faça perder a cabeça. Com exceção dos momentos em que está dançando, ela mantém os dois pés no chão. E de repente, a menina começou a ser parada na rua. “Foi muito louco quando fui reconhecida pela primeira vez. Eu não acordo pensando que sou Tay Smith da FitDance, acabo me esquecendo disso e sempre que alguém me reconhece é muito gostoso”. Uma das mudanças na vida é a atenção redobrada para o que fala e, principalmente, o que posta nas redes sociais.“Temos que estar atenciosos sempre porque somos influência para muitas pessoas.”Inclusive para manter o assédio dos homens longe. Algo que ela disse estar conseguindo bem. Tay conta que, no máximo, recebe elogios respeitosos. Talvez os elogios sejam de pessoas que sonham estar no mesmo lugar que ela, da mesma forma que ela um dia sonhou. Ela confessa que quando acompanhava os vídeos do grupo, admirava os dançarinos e desejava muito estar junto com eles.“Elas sempre foram referência e serviram de inspiração. Em termos de qualidade, não tem ninguém específico, todo mundo é muito bom”.E por falar em sonhos, com apenas 21 anos, o que a menina ainda imagina de seu futuro? “Vejo a FitDance em cada continente, tornando as pessoas felizes através da dança e mudando vidas no mundo inteiro”. O poderoso chefão da FitDance mete dança desde jovem, foi dançarino (e namorado ) de Ivete Sangalo e também teve uma banda, a Meteora (Foto: Renato Santana/Divulgação) Fabio Duarte, 38 (@fabiobigboss)

“Eu dancei no passado e achava que faltava conceito e profissionalismo, de uma maneira geral. Existiam bons dançarinos, mas se passava um visão não-profissional para o mercado. Havia o preconceito de que dançar não dava futuro”.

Esse foi um dos motivos que moveu o empresário Fábio e seu irmão Bruno Duarte a criarem a FitDance, que nasceu como um projeto de formação para professores de academias (que ainda existe) e depois estourou como canal de coreografias no YouTube.

Mas pode-se dizer que esse foi só o primeiro passo do “Big Boss” (traduzindo: chefão), como se autodefine em seu perfil no Instagram.

Ele sempre esteve ligado à fama: foi dançarino de Ivete Sangalo, com quem namorou em 2005, além de ter cantado em uma banda de rock, a Meteora. Hoje em dia, os holofotes estão sobre ele por causa da dança.“Queríamos agregar pessoas. A fama veio e isso ajuda, mas a gente entende que não é um grupo de dança ou apenas um canal, nós somos uma comunidade, um estilo de vida. A gente torna a vida da pessoa feliz por meio da dança”. Foto: Reprodução/Instagram Atualmente o grupo se divide em quatro frentes: a FitDance Academy, a FitDance Network, a FitDance Style e a FitDance Enterteinment. “São mais de um milhão de aulas por ano, quase 5 mil professores, com educação continuada, quase 5 mil treinamentos presenciais por ano, sistema digital de contéudo”.

São cinco canais, o FitDance TV, Channel, o Swag, o Life e o Kids, com mais de 11 milhões de inscritos e mais de 2 bilhões de visualizações. O Entertainment cuida dos mais de 400 eventos que o grupo faz por ano.

E o Style (fitdancestore.com) produz o que os dançarinos vestem para os vídeos e que compõe partes dos looks deste editorial. Para ele, apesar de separar as frentes de trabalho, é importante pensar em como a FitDance impacta as pessoas.“Trabalhamos com a vida, não é com aula nem com o vídeo da internet, tornamos sua vida mais feliz por meio da dança”. Fabio se divide entre os vídeos de coregrafia, a participação em clipes, incluindo cantar, e as tarefas mais burocráticas de seu império, dividido com o irmão Bruno Duarte. (Foto: Reprodução/Instagram) E não para por aqui, depois de criar o FitDance Space, que fica na rua Marques de Leão, na Barra, um local para desenvolver projetos de vídeo, o chefão da FitDance sonha em conquistar mercados ao redor do mundo.

“Um próximo passo é a internacionalização, que já está acontecendo. Temos mais de 50 milhões de visualizações por mês vindas de fora do Brasil.” E assim, a FitDance pretende transformar a forma que o mundo inteiro dança.

FICHA TÉCNICA DO EDITORIAL Fotos: Renato Santana (@renatosantana) Beleza: Jean Silva (@jeansilvamake) Produtos: ABX Contempo (@abxcontempo); Fit Dance Style (@fitdancestyle); Forever 21 (@forever21) Produção de Moda: Paula Magalhães  e Leo Amaral Modelos: Dhieggo Astral (@d_astral); Fábio Duarte (@fabiobigboss); Pâmela Sampaio (@pamsampaiio); Taynah Smith (@taysmithf).