SOS Mata Atlântica e Santuário Nacional de Aparecida unem forças pela restauração florestal

A ação possibilitará o plantio de mais de meio milhão de mudas nativas da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, em São Paulo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2018 às 14:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo / CORREIO

Parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e o Santuário Nacional de Aparecida restaurará 248 hectares (ha) de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida e Taubaté, em São Paulo. Serão realizados ainda alguns projetos de educação ambiental com jovens, ações de sensibilização e engajamento da sociedade pela conservação da Mata Atlântica, como uma campanha com devotos durante a comemoração do Dia do Meio Ambiente, data comemorada no dia 5 de junho.   Também está previsto para a ação, o replantio de 620 mil mudas nativas em três propriedades do Santuário com recursos da SOS Mata Atlântica, por meio do programa Florestas do Futuro e empresas parceiras, além de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA). Até 2021, mais de R$ 9 milhões serão investidos no projeto.  

“As áreas escolhidas para a restauração fazem parte de importantes regiões de Mata Atlântica, mas que possuem poucos remanescentes, apenas 4% em Aparecida e 6% em Taubaté. As propriedades também estão localizadas em mananciais de abastecimento do Santuário e possuem alta vulnerabilidade de aquíferos“, afirma Rafael Bitante, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica.    Umas das propriedades é a Fazenda Santana, gerida pelo Santuário Nacional de Aparecida em parceria com a prefeitura da cidade. O espaço possui 175 mil metros quadrados e tem uma área de 121 hectares disponível para restauração. De acordo padre Daniel Antônio, ecônomo do Santuário, “essas ações visam um ambiente melhor para a cidade de Aparecida e seus peregrinos, mas também colaboram para a melhoria da qualidade de vida no Vale do Paraíba”.