Southgate acha derrota justa: 'Ainda não estamos nesse nível'

Técnico admite que Bélgica foi superior à Inglaterra durante o Mundial

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 14 de julho de 2018 às 15:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Paul ELLIS/AFP

O triunfo no jogo de despedida da Inglaterra na Copa do Mundo, contra a Bélgica, pela disputa do terceiro lugar, não veio, mas o técnico Gareth Southgate saiu aplaudido de campo e pelos jornalistas, após conceder sua última entrevista na Rússia.

Ao fim da partida, ele elogiou a campanha feita pelos ingleses e deu força aos jogadores. "Acho que como técnico o meu trabalho é apoiar os jogadores e ajudá-los a serem bem sucedidos, da melhor maneira possível. É sempre sobre o time, não sobre o “eu”. Estou muito orgulhoso do que os jogadores fizeram. Hoje foi muito difícil, contra um dos melhores times do mundo. Não temos ilusão sobre o que realmente somos. Terminamos em quarto lugar na Copa do Mundo, mas não somos a quarta melhor seleção do mundo. Foi uma aventura fantástica", disse o treinador.

Southgate falou ainda sobre a importância de chegar a uma semifinal e, além disso, fortalecer a equipe para competições futuras, como a Eurocopa, que será disputada em 2020. Para ele, o Mundial serviu para dar esperança aos ingleses.

"Somos muito realistas sobre o nosso nível. Não nos deixamos enganar pelos resultados, sabemos as áreas em que precisamos melhorar. É muito bom trabalhar com esse grupo. É muito bom ter chegado às semifinais, porque isso cria esperança e confiança para o time em sucesso no futuro. Isso ajuda no comprometimento deles com a seleção. Agora temos algumas partidas importantes nos próximos meses, contra Espanha, Suíça e Croácia. São boas oportunidades para analisar jogadores e também para evoluir, como fizemos nos últimos oito meses. É o que temos que continuar fazendo, analisando o que podemos melhorar, em que precisamos progredir", avaliou.

O técnico também admitiu que a Bélgica, hoje, está em um nível superior ao da Inglaterra e que, por isso, o resultado foi justo. "Enfrentamos um time melhor, talvez o melhor da Bélgica em todos os tempos. Ainda não estamos nesse nível ainda", disse após a derrota por 2x0. Na primeira fase, as equipes se enfrentaram e os belgas também venceram, por 1x0, pela última rodada da fase de grupos.

Antes de se despedir, o técnico inglês resumiu seu sentimento em relação à seleção: orgulho. "Era importante falar que tinha muito orgulho do meu time, de onde chegamos. Não nos escondemos sobre onde precisamos melhorar, mas sabemos também que evoluímos muito. Os jogadores tiveram prazer de vestir a camisa da Inglaterra. Temos que olhar para o futuro. A atitude deles foi sensacional hoje, apesar das dificuldades físicas. Não poderia pedir algo além de nenhum dos nossos jogadores", concluiu.