SSP cria canal exclusivo no 190 para atender denúncias no Subúrbio

Traficante que atuava na região foi morto durante a madrugada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2018 às 15:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou uma linha exclusiva para receber denúncias sobre o tráfico de drogas no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27). 

Após a divulgação da morte de Ednelson Nascimento da Conceição, o Mágico ou Terror do Subúrbio, boatos de toques de recolher surgiram nas localidades do Boiadeiro e no Parque São Bartolomeu, reduto do traficante.

Na rede municipal de ensino, 12 escolas suspenderam as atividades, e cerca de 4 mil alunos ficaram sem aulas, segundo a assessoria da prefeitura. Dois postos de saúde municipais - o Beira Mangue e o de São João do Cabrito - também fecharam.

Moradores afirmaram que um carro de som passou na área fazendo ameaças. O comércio fechou as portas. Por causa disso, o policiamento foi reforçado, inclusive com equipes do Grupamento Aéreo (Graer).

Abracadabra Ednelson foi morto durante operação da polícia, denominada Abracadabra, na madrugada desta sexta-feira (27). A ação das forças de segurança na região foi intensificada após surgir a informação de que outros traficantes da região teriam dado ordens para um toque de recolher. 

A linha exclusiva para denúncia está disponível pelo 190 e foi criada pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da SSP. As denúncias dessa região da cidade serão priorizadas. Além deste canal, informações podem ser enviadas também através do Disque Denúncia, pelo 3235-0000. Ednelson morreu durante operação em Jauá (Foto: Divulgação/ SSP) Segundo a SSP, Ednelson liderava uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas, homicídios e assaltos no Subúrbio Ferroviário. Ele teria relação direta com, pelo menos, 30 assassinatos, entre eles o do soldado PM Leonildo Santana dos Santos, no ano de 2012. Mágico integrava o Baralho do Crime (Foto: Divulgação/ SSP) Ednelson era considerado um traficante perigoso e ocupava a posição de Rei de Paus do Baralho do Crime, ferramenta criada pela SSP com a lista dos principais bandidos do estado.

Abracadabra A operação, batizada de Abracadabra, era para cumprir mandado de prisão, busca e apreensão, em Jauá, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A polícia informou que Ednelson resistiu a prisão e atirou contra os policiais. Ele foi baleado, socorrido para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu. Com ele foram encontradas uma pistola 9 mm, carregador, munições e maconha. Policiais fazem o monitoramento por ar e por terra (Foto: Divulgação/ SSP) Participaram da operação equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Coordenação de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Choque, da Superintendência de Inteligência da SSP, do Grupamento Aéreo (Graer), do Comando de Policiamento Regional BTS, da Rondesp BTS e da Polícia Federal.