Startup que democratiza o acesso à leitura participa do II Seminário Cidade Inovadora

Iniciativas em educação podem se inscrever em programa do Correio e Rede+

Publicado em 25 de julho de 2018 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação/Livros Livres

A startup Livres Livros espalhou 38 minibibliotecas por espaços públicos de Salvador e de outras 12 cidades baianas e do Espírito Santo. Também distribuiu cerca de 50 mil livros e realizou pelo menos 300 ações socioeducativas. O acesso gratuito aos livros e o incentivo à leitura são os principais pilares da Livres Livros, que já existe há três anos. 

Para contar a história do projeto, a idealizadora Raíssa Martins será uma das palestrantes do II Seminário Salvador Cidade Inovadora, que acontece entre as 8h30 e às 20h dessa quinta-feira, 26, no Hub Salvador, no Comércio. A entrada é gratuita. 

A Livres Livros, que conta com o apoio das iniciativas pública e privada e da sociedade civil, também implantou um bosque literário no Parque da Cidade, no Itaigara, onde são realizados eventos como saraus e rodas de conversa. 

Economia criativa 

Outra iniciativa que será mostrada no seminário é A Feira da Cidade, que coleciona bons resultados no âmbito da economia criativa. Ao longo de quase quatro anos, o evento, que conta com o apoio da Prefeitura, vem lançando mais de mil empreendedores. 

“A feira cumpre esse papel, não só de incubar as ideias, mas também de acelerá-las por meio do feedback que esses empreendedores recebem durante o evento. Já fizemos mais de 200 edições, em 20 lugares diferentes da capital. Presenciamos o nascimento de vários negócios, que começaram na rua. Trata-se de um case com um grande impacto social”, diz a idealizadora Carla Maciel. Projeto em Londres inspirou iniciativa baiana Aceleração gratuita

Startups como a Livres Livros, que desenvolvem soluções voltadas para a otimização de processos, recursos, acesso e democratização da educação em qualquer âmbito também podem se inscrever para participar do Desafio de Inovação Acelere[se], iniciativa do Correio e da Rede+ que integra o Fórum Agenda Bahia 2018 e vai oferecer 12 semanas gratuitas de aceleração para oito startups. As inscrições ocorrem até 30 de julho, no site: especiais.correio24horas.com.br/acelerese.

O programa, que vai oferecer mentorias, capacitação, espaços de coworking e contato com investidores, entre outros benefícios, contempla startups que atuam com projetos em educação e em outros três eixos: cidades inteligentes, energia e sustentabilidade e economia criativa.

Em educação, os projetos podem ser a nível local, nacional ou global focados no desenvolvimento de inovações no segmento ou na experiência educacional. No eixo cidades inteligentes podem se inscrever startups que desenvolvam projetos voltados para melhoria de aspectos da vida cotidiana do cidadão, poder público e coletivos, a exemplo de mobilidade, governança, segurança e serviços públicos.

O eixo energia e sustentabilidade contempla as soluções com fontes renováveis de energia como a eólica, solar, geotérmica, energia das ondas e dos mares. E o último eixo, de economia criativa, contempla empreendimentos criativos com produtos e serviços desenvolvidos a partir de capital intelectual e criatividade, que gerem valor econômico. Todos os segmentos culturais e artísticos, bem como setores como turismo e gastronomia são aderentes.

Programação 

O II Seminário Salvador Cidade Inovadora contará com palestras, painéis, workshops, competições e dinâmicas interativas para abordar o tema “Empreendedorismo de Impacto Social”. O evento terá como um dos palestrantes Celso Athayde, empreendedor social do ano pela revista Isto É em 2017, por ter criado a Favela Holding, primeiro conjunto de empresas voltadas para o desenvolvimento das favelas e de seus moradores.

Outros empreendedores também vão contribuir com suas experiências, a exemplo de Paulo Rogério, cofundador da Aceleradora Vale do Dendê, do Instituto Mídia Étnica e do Portal Correio Nagô; Adriana Barbosa, criadora do Instituto Feira Preta; Michelle Meirelles, que criou o portal Entre Mulheres e a rede de cafeterias Coffee Hub, focada em networking para investidores e startups.

O Seminário Salvador Cidade Inovara é uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), em parceria com o Hub Salvador, apoio da TeleData, Hub School, Vilage e Silicon Drinkabout, e apoio institucional do CORREIO, Senai-Cimatec, Abastartups e All Saints Bay. O evento integra o Programa Salvador 360, iniciativa da Prefeitura para acelerar o crescimento social e econômico de Salvador.

Já o Desafio de Inovação Acelere[se] é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia 2018, com apoio institucional da Rede Bahia e realização do Correio e Rede+.