Startups baianas usam inteligência artificial em prol de Salvador

Alta tecnologia traz inovações para o setor

  • Foto do(a) author(a) Jordan Bezerra
  • Jordan Bezerra

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jordan Dafné/CORREIO

Na hora de pensar em criar um novo negócio é necessário enxergar além das possibilidades de lucro que ele possa gerar. Nos últimos tempos, refletir sobre os impactos e contribuições sociais antes de dar a largada em um projeto tem sido um fator essencial para a conquista de investimentos em uma ideia.

É justamente esse apoio para projeto que fornece benefícios ou resolve problemas da cidade que a incubadora de startups do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai-Cimatec) vem promovendo desde 2012, através do fornecimento de orientações, estrutura, relações com o mercado e desenvolvimento de novas tecnologias, como a de inteligência artificial, robôs, softwares e apps.

“São ideias voltadas para diversos segmentos: segurança, meio ambiente, mobilidade urbana, entre outros. Nosso papel é também conectar esses projetos com empresas já consolidadas para que se tornem parceiras. Esse processo de incentivo tem acontecido no mundo inteiro, é o que chamamos de a quarta era da inovação”, afirma o gerente de Inovação do Cimatec, Flávio Marinho. "O dinheiro gerado é importante, mas não tanto quanto os benefícios que a ideia promove para a população". Marcos Casaes, empresário e um dos idealizadores do Passaporte SalvadorAtualmente, a instituição incuba cerca de 50 startups por ano voltadas para a resolução de diferentes problemas urbanos. Dentre elas está a Passaporte Salvador, que busca expandir o turismo na região do Centro Histórico através de uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial para coletar dados sobre todos os eventos e opções de lazer e cultura que a área oferece. A ideia surgiu da mente de oito participantes de diferentes equipes do desafio criativo Hackathon+Salvador: Soluções de Impacto Social para o Centro Histórico, evento prmovido pelo CORREIO. 

Depois de participarem do desafio, os idealizadores resolveram compilar diferentes ideias voltadas para o turismo no Centro Histórico e montar um único projeto. O plano chegou até o Cimatec através do edital Cidades Inteligentes, lançado pela Prefeitura Municipal de Salvador como parte do programa Salvador 360, que oferece investimento de até R$ 150 mil para transformar os projetos em realidade.

“Nosso grande objetivo é aumentar a frequência de turistas, porque é uma área que estava perdendo visibilidade. Com isso, conseguimos atingir outros setores como a economia, a estrutura e até a mobilidade do local”, conta André Luís Sousa, engenheiro eletricista envolvido no projeto.

Dicas de como tirar uma ideia do papel

Organize

Estabeleça os objetivos e as tarefas necessários para seu projeto acontecer. Escreva sua proposta de forma organizada e objetiva.

Parceiros 

Procure por outras pessoas que estejam interessadas em fazer parte. É essencial formar uma equipe dedicada e engajada.

Pesquise 

Procure saber se já não existem projetos iguais ou semelhantes e reflita sobre como o seu pode se diferenciar e não repetir os mesmos erros.

Editais 

Busque por editais que ofereçam investimento e estrutura para desenvolver  ideias inovadoras.

Invista

Reserve uma quantidade de dinheiro ou busque crédito para que você mesmo possa investir nas suas ideias, para elas chamarem atenção.