Startups do Desafio Acelere[se] mostrarão o quanto evoluíram em 12 semanas

Empreendedores farão uma apresentação no seminário Humanize[se]

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 21 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Rede+

Os representantes das oito startups baianas - seis de Salvador, uma de Lauro de Freitas e uma de Feira de Santana - selecionadas para o Desafio de Inovação Acelere[se] também vão participar do seminário Humanize[se], através da realização de um pitch (apresentação-relâmpago) para potenciais investidores. 

No dia 07 de novembro, cada startup vai mostrar o quanto evoluiu ao longo das 12 semanas do programa de mentorias e capacitações oferecido pelo CORREIO e pela aceleradora Rede+ para estimular o crescimento exponencial das participantes e incentivar o ecossistema de inovação baiano.

No final do setembro, o primeiro episódio da websérie do Acelere[se] entrou no ar, trazendo os representantes das oito startups em depoimentos sobre seus negócios. No vídeo, que pode ser acessado no site do CORREIO (assista abaixo) os empreendedores comentaram sobre resiliência empresarial e a capacidade de superar barreiras na hora de montar uma startup.   

Assista ao primeiro episódio da websérie do Acelere[se]:

O vídeo, em formato documentário, mescla cenas das atividades realizadas no decorrer do programa de aceleração, com os comentários dos participantes, mentores e facilitadores, que dão dicas para quem pretende iniciar ou acelerar a sua empresa. Mais dois capítulos da websérie, que no total terá três episódios, serão lançados em breve.

O Desafio de Inovação Acelere[se] ofereceu mentorias e capacitações especializadas para as oito startups selecionadas de um total de 50 inscritas. O programa começou no dia 3 de agosto.

Ainda no dia 8 daquele mês, os representantes de cada startup realizaram um pitch no seminário Sustentabilidade do Agora, o primeiro da programação deste ano do Agenda Bahia. Naquela época, cada empresário apresentou o seu negócio para os mentores e capacitadores do programa, que fizeram as primeiras considerações sobre cada startup. A partir dali, os oito empresários passaram a ter uma rotina semanal de capacitações e mentorias coletivas e individuais para desenvolver estratégias de crescimento.

CONHEÇA AS 8 PARTICIPANTES DO ACELERE[SE]

As mentorias ainda estão acontecendo, a cada duas semanas, na sede da Rede+, na Av. Tancredo Neves, entre um representante de startup e um mentor, em encontros com duração de uma hora. Cada mentoria tem tema definido e alinhado com as capacitações que foram feitas ao longo da semana. A última delas está agendada para o dia 01 de novembro, quando as startups vão se preparar para o pitch do dia 07.

De acordo com o calendário de atividades do programa, além das mentorias, ocorreram 11 capacitações. A última foi realizada no dia 16 deste mês, com o tema jurídico para startups.

Tairo Rodrigues, da Rede+, lembra que durante o programa ocorrem também os momentos de mensuração, quando as startups revisam as metas traçadas. Cada startup, acrescenta, encontrava-se em um nível de maturidade diferente no começo do programa e por isso, apresentavam curvas de crescimento compatíveis com o seu estágio. 

“As startups que estavam em um nível de maturidade maior possuiam uma curva de crescimento mais lenta, pois o desafio no momento era tração de vendas. Já as mais novas estavam em um processo de expansão de fornecedores, modelo de negócio e clientes”, afirma Tairo.

O fato das startups estarem em fases diferentes favoreceu a troca de experiências entre os  empreendedores no decorrer do programa. “Funcionamos também como mentores uns dos outros”, afirmou Eduardo Lobo, CEO da startup QRPoint, no lançamento da websérie. 

Ainda segundo ele, as mentorias e capacitações agregam porque são oferecidas por pessoas com experiência de mercado.

O Desafio de Inovação Acelere[se] é oferecido pelo Fórum Agenda Bahia 2018, com apoio institucional da Rede Bahia e realização do CORREIO e Rede+.