Submetralhadora utilizada na execução de Marielle é de arsenal da PF

Arma sumiu do arsenal da força de segurança; desaparecimento foi constatado há três anos

Publicado em 23 de maio de 2018 às 08:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma das submetralhadoras utilizadas no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes desapareceu do arsenal da Polícia Federal há pelo menos três anos. Além da arma modelo MP-5, dois carregadores calibre 9 milímetros desapareceram na mesma época.

O desaparecimento pelo Núcleo Especial de Polícia Marítima da PF, que tem sede na Praça Quinze. Outras cinco já haviam sido dadas como desaparecidas pela Polícia Civil do Rio.

De acordo com informações do G1, ao contrário da Polícia Civil, a Polícia Federal abriu um procedimento para investigar o caso. Até hoje a submetralhadora não foi encontrada. A Polícia Federal informou que um servidor foi responsabilizado, em 2017, pelo desaparecimento da submetralhadora. No entanto, a nota não esclarece qual foi a punição que ele recebeu.

A PF declarou ainda que abriu um inquérito para apurar o extravio da munição do lote UZZ-18, usada na morte da vereadora Marielle e do motorista Anderson Gomes

Ainda conforme o site, peritos informaram que os quatro tiros que atingiram a cabeça da vereadora no dia 14 de março foram disparados em uma só rajada com a submetralhadora de origem alemã. Outro disparo ainda matou o motorista Anderson Gomes, baleado nas costas. Os autores do crime ainda não foram encontrados.

A submetralhadora é pouco usada entre criminosos do estado, segundo investigadores, mas armas semelhantes são utilizadas pelas forças especiais das polícias Civil, Militar e Federal. A DH investiga possíveis desvios.