Subúrbio multiuso: equipamento municipal vai atender a 1,5 mil pessoas por mês

Subúrbio 360 foi inaugurado em Coutos nesta sexta-feira (26), com opções de educação, saúde, esporte, lazer e capacitação

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

Janeiro ainda é mês de férias. Mas o marceneiro Walney Santos, 55 anos, fez questão de levar a filha e os sobrinhos para conhecerem a escola onde vão estudar este ano. A Escolab – Escola Laboratório – de Coutos fica dentro de um complexo com 10 mil metros quadrados de área construída, e foi inaugurada ontem pelo prefeito ACM Neto (DEM): o Subúrbio 360.

O equipamento municipal reúne, além da Escolab, áreas de  lazer, incentivo à atividade física e esportiva, centro de reabilitação, espaço para cursos profissionalizantes e até um teatro. Por mês, 1,5 mil pessoas poderão usar o equipamento, voltado, principalmente, para a comunidade do Subúrbio, que tem 400 mil habitantes.

A filha e os sobrinhos de Walney já estão matriculados na Escolab. E o próprio marceneiro comemora a inauguração do espaço, que também vai poder ser usado por ele. “Aqui no Subúrbio precisava muito de ter essas atividades. E tá próximo de casa, tem conforto para eles”, diz Walney, que também levará a esposa e as outras filhas para atividades.

Quem também está de olho no Subúrbio 360 é Mateus Moraes, 20, que mora em Coutos. Ele tem paralisia cerebral e é cadeirante, mas estava há quatro anos sem fazer fisioterapia por conta da distância. “Ele já foi atendido no Sarah (na Avenida Tancredo Neves). Agora ficou bom, pertinho de casa”, diz o pai do jovem, o motorista Jailton Moraes.

No local também funcionará o Centro Especial de Reabilitação (CER), gerido pela Apae. Lá jovens como Mateus serão atendidos e farão atividades para promover o desenvolvimento de habilidades funcionais (física e intelectual). O CER também fará diagnóstico, avaliação e orientação.

Neto revelou que foi o pedido de uma mãe, moradora do Subúrbio e que tinha um filho com deficiência, que o motivou a construir o equipamento nesta parte da cidade. 

[[galeria]]

Oportunidade A ideia do município era criar, no local, somente a Escolab - uma escola em parceria com o Google e a Smartlab, onde os estudantes podem também tomar banho, almoçar e merendar. Mas o local ganhou outras funcionalidades e se tornou um espaço multiuso, administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e com investimento de R$ 30 milhões.

O objetivo é criar oportunidades para quem vive no Subúrbio Ferroviário. “Não é justo que as crianças que nascem no Subúrbio não tenham a mesma oportunidade de aprender, de crescer, que as minhas filhas têm”, disse o prefeito ACM Neto, que inaugurou o equipamento no dia de seu aniversáro de 39 anos.

O lugar também vai oferecer qualificação profissional. Enquanto as crianças estudam, as mães poderão usar uma cozinha industrial que foi montada, em parceria com o Senai, para cursos mensais de confeitaria, panificação, produção de salgados e pães especiais. São 80 vagas por mês.

Rádio e cultura A Escolab do Subúrbio 360 conta com um atrativo a mais. Nela foi instalado um estúdio de rádio, em que os alunos poderão criar e editar os seus próprios programas. Eles terão conteúdo educativo e, entre outras coisas, trarão dicas de matérias como Língua Portuguesa, Matemática e História. Também haverá espaço para programação musical e informações da produção artística e esportiva dos estudantes. 

A transmissão será via web. Os alunos serão treinados pela equipe da Maré FM, rádio comunitária do Subúrbio, que funciona pela frequência 87,9 FM. 

Como nem só rádio é cultura, o equipamento também tem o Espaço Boca de Brasa, que começará a funcionar junto com o ano letivo. Tudo funciona em um teatro com capacidade para 400 pessoas, com camarins e equipamentos de som e luz - e terá oficinas.

Já a programação de apresentações culturais está sendo montada pela Fundação Gregório de Mattos e deve ser divulgada na próxima semana. “Aqui, os estudantes poderão desenvolver as vocações artísticas que são tão próprias do nosso povo. A marca da nossa gente é a inventividade, a criatividade”, disse Neto. 

Esporte O espaço conta ainda com dois ginásios poliesportivos que oferecem 670 vagas para jovens alunos de escola pública.

E nada de só jogar futebol. Os alunos da Escolab poderão escolher, além dele, outros três esportes olímpicos - basquete, handebol e voleibol. Em calendário ainda a ser definido, alunos e comunidade do entorno poderão praticar mais esportes, como caratê, capoeira, ginástica e ginástica rítmica.

Os equipamentos ficarão livres para a comunidade nos finais de semana. Basta se inscrever no próprio local.

Saiba como aproveitar o Subúrbio 360

Centro Especial de Reabilitação (CER)  O serviço é oferecido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e tem capacidade de atender até 400 jovens com deficiências: física (200) e intelectual (200). O centro começará a funcionar no próximo mês de abril. 

Escolab A escola começará a funcionar em 19 de fevereiro e vai oferecer 550 vagas para estudantes da rede municipal de Salvador. As matrículas devem ser feitas na própria unidade de ensino em que o aluno estuda ou na Escolab. Será dada preferência a alunos das escolas dos arredores: Graciliano Ramos, Álvaro Vasconcelos da Rocha, Professor Ítalo Gaudenzi e Fazenda Coutos. Esta é a terceira escola-laboratório inaugurada pela prefeitura, que alia tecnologia às atividades pedagógicas. Cada aluno usa um tablet e tem acesso a laboratórios de informática e impressora 3D. A prefeitura também providenciará transporte das atividades complementares para a unidade de ensino regular.

Espaço Boca de Brasa (Teatro)  São 120 vagas para oficinas de teatro, grafite, produção cultural, filmagem em celular, dança e home studio (20 vagas em cada uma). As inscrições começam após o Carnaval. No futuro, os cursos podem mudar no futuro, de acordo com a demanda dos jovens, segundo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro. 

Cursos profissionalizantes  Na cozinha industrial, serão ministrados cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de confeitaria, panificação, produção de salgados e pães especiais. Cada curso oferece 20 vagas por turma, pela manhã e tarde. As inscrições começam após o Carnaval no local e as aulas iniciam em 20/2. Ao final do curso será oferecido um certificado.

Esporte Dois ginásios poliesportivos oferecem 670 vagas para jovens estudantes de escolas públicas. Serão 22 turmas, sendo 11 pela manhã e 11 pela tarde. Alunos da comunidade também poderão se inscrever, em breve, para caratê, capoeira, ginástica e ginástica rítmica. Nos fins de semana e a partir das 17h de segunda a sexta, os moradores podem usar os equipamentos esportivos. Basta comparecer no setor administrativo e reservar o espaço.