Sul-Americana 2020 já tem 41 times; veja possíveis rivais do Bahia

e.c. bahia
16.12.2019, 09:35:00
Atualizado: 17.12.2019, 10:22:22
(Conmebol/Divulgação)

Sul-Americana 2020 já tem 41 times; veja possíveis rivais do Bahia

Sorteio será terça-feira (17)

A Copa Sul-Americana 2020 vai ganhando corpo com o fim do Brasileirão e de outros campeonatos nacionais no continente. O torneio, que o Bahia disputará pela sétima vez em sua história, já tem 41 dos 44 times participantes da primeira fase confirmados.

Resta a definição de três equipes da Bolívia, onde a liga nacional atrasou por causa da situação política do país e esses times restantes não serão definidos a tempo do sorteio, que será realizado na terça-feira (17), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai - assim como o da Libertadores. A quatro rodadas para o fim do campeonato, o Oriente Petrolero é o único confirmado na Sul-Americana, mas o nome do clube não constará no sorteio porque ainda não se sabe qual será a vaga destinada a ele - Bolívia 1, 2, 3 ou 4.

Os últimos classificados foram os representantes que faltavam do Paraguai, conhecidos no domingo (15) ao fim do Torneio Clausura. Nacional, River Plate e Sportivo Luqueño se juntaram ao Sol de América. O Deportivo Capiatá, que havia conquistado a vaga através da Copa Paraguai, acabou rebaixado e, pelo regulamento da federação local, abriu espaço para outra equipe através da liga nacional - que foi o Sportivo Luqueño.

Os times brasileiros serão agrupados no pote 2, formando a chamada Zona Norte junto com os representantes da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. O pote 1 ficará para a Zona Sul, que terá equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Os confrontos são cruzados. Por isso, o adversário do Bahia na primeira fase será um time da Zona Sul. Um possível rival é o argentino Independiente, heptacampeão da Libertadores e bi da Sul-Americana, sendo recordista de títulos em ambos (na segunda, empatado com o Boca Juniors). 

A Copa Sul-Americana terá início no dia 5 de fevereiro. Na segunda fase, os 22 times classificados se juntarão a 10 eliminados da Libertadores. A disputa é toda em mata-mata, e a final será no dia 7 de novembro, em Córdoba, na Argentina. O atual campeão é o Independiente del Valle, do Equador.

Veja os times já classificados de cada país:

Zona Norte
Brasil –
Fortaleza, Goiás, Bahia, Vasco, Atlético-MG e Fluminense
Colômbia – Deportivo Cali, Atlético Nacional, Millonarios e Deportivo Pasto
Equador - Universidad Católica, Aucas, Emelec e El Nacional
Peru - Sport Huancayo, Melgar, Real Garcilaso e Atlético Grau
Venezuela – Zamora, Mineros de Guayana, Llaneros e Aragua

Zona Sul
Argentina -
Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield, Independiente, Unión, Huracán e Lanús
Bolívia – Oriente Petrolero; restam três vagas
Chile – Union La Calera, Coquimbo Unido, Huachipato e Audax Italiano
Paraguai – Sol de América, Nacional, River Plate e Sportivo Luqueño
Uruguai – Liverpool, Plaza Colonia, River Plate e Fénix

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas