Sul-Americana 2020 já tem 41 times; veja possíveis rivais do Bahia

Sorteio será terça-feira (17)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2019 às 09:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Conmebol/Divulgação

A Copa Sul-Americana 2020 vai ganhando corpo com o fim do Brasileirão e de outros campeonatos nacionais no continente. O torneio, que o Bahia disputará pela sétima vez em sua história, já tem 41 dos 44 times participantes da primeira fase confirmados.

Resta a definição de três equipes da Bolívia, onde a liga nacional atrasou por causa da situação política do país e esses times restantes não serão definidos a tempo do sorteio, que será realizado na terça-feira (17), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai - assim como o da Libertadores. A quatro rodadas para o fim do campeonato, o Oriente Petrolero é o único confirmado na Sul-Americana, mas o nome do clube não constará no sorteio porque ainda não se sabe qual será a vaga destinada a ele - Bolívia 1, 2, 3 ou 4.

Os últimos classificados foram os representantes que faltavam do Paraguai, conhecidos no domingo (15) ao fim do Torneio Clausura. Nacional, River Plate e Sportivo Luqueño se juntaram ao Sol de América. O Deportivo Capiatá, que havia conquistado a vaga através da Copa Paraguai, acabou rebaixado e, pelo regulamento da federação local, abriu espaço para outra equipe através da liga nacional - que foi o Sportivo Luqueño.

Os times brasileiros serão agrupados no pote 2, formando a chamada Zona Norte junto com os representantes da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. O pote 1 ficará para a Zona Sul, que terá equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Os confrontos são cruzados. Por isso, o adversário do Bahia na primeira fase será um time da Zona Sul. Um possível rival é o argentino Independiente, heptacampeão da Libertadores e bi da Sul-Americana, sendo recordista de títulos em ambos (na segunda, empatado com o Boca Juniors). 

A Copa Sul-Americana terá início no dia 5 de fevereiro. Na segunda fase, os 22 times classificados se juntarão a 10 eliminados da Libertadores. A disputa é toda em mata-mata, e a final será no dia 7 de novembro, em Córdoba, na Argentina. O atual campeão é o Independiente del Valle, do Equador.

Veja os times já classificados de cada país:

Zona Norte Brasil – Fortaleza, Goiás, Bahia, Vasco, Atlético-MG e FluminenseColômbia – Deportivo Cali, Atlético Nacional, Millonarios e Deportivo PastoEquador - Universidad Católica, Aucas, Emelec e El NacionalPeru - Sport Huancayo, Melgar, Real Garcilaso e Atlético GrauVenezuela – Zamora, Mineros de Guayana, Llaneros e Aragua

Zona Sul Argentina - Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield, Independiente, Unión, Huracán e LanúsBolívia – Oriente Petrolero; restam três vagasChile – Union La Calera, Coquimbo Unido, Huachipato e Audax ItalianoParaguai – Sol de América, Nacional, River Plate e Sportivo LuqueñoUruguai – Liverpool, Plaza Colonia, River Plate e Fénix