Supermercado dá desconto para quem dispensar sacola plástica

Empresário criou, há cerca de um ano e meio, um mercado delivery que tem a sustentabilidade como premissa

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  • Murilo Gitel

Publicado em 19 de junho de 2018 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Empreendimento sustentável só emprega mulheres (foto: divulgação)

Fazer as compras do mês não costuma ser lá uma atitude muito sustentável. Basta raciocinar que é preciso se deslocar até o supermercado (o que geralmente se faz de carro), adquirir produtos que muitas vezes são ultraprocessados e passaram por um grande processo de logística, sem falar no tempo que se perde para escolher os itens, retornar para casa e desempacotá-los. Ao pensar nisso, o empresário Matheus Duarte criou, há cerca de um ano e meio, o Clicco (clicco.com.br), um mercado delivery que tem a sustentabilidade como premissa.

O site do supermercado delivery conta com mais de quatro mil produtos, que são divididos por seções organizadas por tipos e gramaturas, com o objetivo de facilitar as buscas por parte do usuário. Um dos diferenciais do Clicco, que realiza entregas em Salvador, Lauro de Freitas e Litoral Norte, é a oferta de hortaliças frescas e verduras orgânicas, como também a possibilidade de o cliente solicitar hortifrútis já processados, que já são cortados e embalados.

Matheus conta que o supermercado virtual nasceu como uma startup em 2015, mas abriu para atendimento ao público um ano depois. Ele aproveitou o fato de já ter uma empresa de alimentação em Pernambués para apostar nesse novo empreendimento. “Acreditamos que não vale mais a pena ficar perdendo tempo dentro de um supermercado. Fora a questão do consumo por impulso. Muitas vezes a pessoa compra além do que ela precisa, gastando mais dinheiro e causando mais impactos ambientais”, aponta.

A alternativa aos supermercados convencionais também beneficia pessoas que têm dificuldades de locomoção, como idosos e deficientes físicos, que podem receber as compras em casa. Segundo Matheus, embora as taxas de entrega cheguem a onerar os produtos em 15%, o investimento é viável, uma vez que os clientes deixam de fazer outros gastos, como combustível para se deslocar até uma loja física.

Facilidades

Com a exceção do proprietário, todos os oito funcionários do supermercado delivery são mulheres. Matheus explica que a escolha não é por uma questão de preconceito. “É um trabalho que exige uma série de cuidados com os alimentos e as entregas, e as mulheres costumam ser mais cuidadosas”, argumenta. O estabelecimento conta, atualmente, com cerca de quatro mil clientes cadastrados na plataforma.

Entre as facilidades para o cliente está o fato de não precisar pagar taxa de entrega na primeira compra. O pedido é entregue em até 48 horas ou seguindo o agendamento desejado pelo consumidor. Durante a semana as entregas são realizadas das 8h às 18h, e nos sábados até às 14h. O pagamento pode ser feito online no próprio site ao finalizar o pedido, com cartão de crédito, boleto ou transferência bancária. Mas também é possível pagar no momento da entrega.

Renata Maranhão, cliente do supermercado virtual, aprova a iniciativa. “Na correria, nos salva. Vale a pena citar a facilidade de comprar as verduras já cortadinhas, além das frutas”, destaca. 

Desconto

Na primeira semana deste mês, quando foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Clicco anunciou uma ação vitalícia com o objetivo de reduzir as entregas com sacolas plásticas. Os clientes que sinalizarem, no ato da compra, que dispensam receber os produtos embalados com esse tipo de material – que é proveniente de combustíveis fósseis e uma ameaça à vida marinha – ganham 5% de desconto. para isto rprecisam utilizar o o cupom SEMSacola.

“É uma iniciativa que contribui um pouquinho para a preservação da natureza. Assim, trocamos as sacolas por caixas na hora da entrega. Além de fazer a nossa parte, queremos despertar em cada cliente essa consciência verde”, ressalta Matheus.

E se engana quem imagina que as ações de sustentabilidade do empreendimento, que incluem comprar só de fornecedores locais, deem prejuízo. “Mesmo em um cenário de crise, conseguimos crescer 20% no nosso primeiro ano de operação”, comemora o empresário.