Supermercados deverão ter espaço para produtos de agricultura familiar na Bahia

bahia
05.07.2018, 10:43:00
Atualizado: 05.07.2018, 14:35:47
(Foto: Divulgação)

Supermercados deverão ter espaço para produtos de agricultura familiar na Bahia

Selo vai indicar a presença de produtos dessa origem

Os supermercados da Bahia serão orientados a ter um espaço reservado para vender produtos originários da produção da agricultura familiar. A ação será lançada durante a realização da SuperBahia, maior feira do setor supermercadista do Norte-Nordeste do Brasil, através do Selo Supermercado Amigo do Agricultor. O evento ocorre de 17 a 19 de julho, na Arena Fonte Nova, em Salvador.  

A agricultura familiar atualmente é responsável por 44% de tudo que se produz na agropecuária baiana. Segundo Joel Feldmam, presidente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), promotora do evento, juntamente com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (SindSuper), a iniciativa pretende estimular que cada unidade de varejo de alimentos da Bahia, de pequeno a grande porte, tenha um espaço dedicado aos produtos da agricultura familiar. 

O supermercadista que adotar a ideia vai receber o selo como forma do consumidor identificar que se trata de uma empresa que colabora com a agricultura familiar

Durante o evento, os agricultores terão um espaço para apresentar seus produtos e negociar diretamente com empresários do setor de todo o Nordeste. Na mesa de negociações, produtos como farinha de mandioca, massa de tapioca, banana chips, cafés especiais, frutas desidratadas, barra de cereal, iogurte, queijo de cabra, néctar de frutas, chocolates, mel, cachaça,  doces , geleias, flocão e mingau de milho, feijão, polpas de frutas, dentre outros.

A feira terá a presença de 23 cooperativas de agricultura familiar e mais de 60 expositores, além de uma centena de marcas nacionais e internacionais. 

As grandes redes que atuam na Bahia, como Atacadão, Walmart e Pão de Açúcar já são clientes das cooperativas de agricultura familiar. O Walmart, por exemplo, possui o Clube dos Produtores, que reúne cerca de 6.500 pequenos produtores rurais em todo o Brasil que vendem diretamente para a empresa, abastecendo 15% do seu setor de hortifruti. 

Segundo a pesquisa do IBGE, as famílias de agricultores e agricultoras do Estado são responsáveis pela produção de 77% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/attooxxa-lanca-chora-viola-aposta-de-musica-para-o-verao/
Banda lança single na sexta-feira (14), quando dá início à temporada do BAILAUM BLACK BANG
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-preciso-encrespar-marcha-influencia-cabecas-no-centro-da-cidade/
De volta às ruas neste domingo, Marcha do Empoderamento Crespo aposta na estética black como forma de encrespar contra o racismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-tudo-o-que-aconteceu-no-segundo-dia-de-festival-de-verao/
Aviões, Safadão, Jorge e Mateus, Alok, Ivete Sangalo e Gusttavo Lima se apresentaram no domingo (9) de evnto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/republica-do-trava-linguas-entenda-os-problemas-de-fala-de-bolsonaro-e-lula/
Presidente eleito tem anquiloglossia, enquanto ex-presidente sofre de ceceio
Ler Mais
Rael, Anitta, Natiruts, Nação Zumbi, Inner Circle, Alpha Blondy e Planet Hemp se apresentaram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-como-foi-juventus-x-inter-de-milao-pelo-italiano/
Plataforma DAZN estreia serviço de streaming de futebol que será gratuito até março de 2019
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/viral-com-cota-nao-e-esmola-bia-ferreira-lanca-single-eu-boto-fe/
Single da cantora que vem fazendo sucesso na internet é produzido por BNegão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantora-sertaneja-maria-clara-lanca-cd-com-o-correio-em-dezembro/
Pernambucana fez parceria recente com Aldair Playboy na música Stand-by
Ler Mais