Suspeita de surto de meningite C faz prefeito suspender aulas em cidade da Bahia

Em Presidente Tancredo Neves, Sul do estado, três casos já foram confirmados nos últimos oito dias

Publicado em 6 de julho de 2016 às 07:52

- Atualizado há um ano

Uma suspeita de surto de meningite C fez o prefeito do município de Presidente Tancredo Neves, Sul da Bahia, suspender por uma semana as aulas em todas as escolas municipais da cidade. O decreto que ordena a suspensão a partir desta quarta-feira (6) até 13 de julho também recomenda o fechamento das escolas particulares.

Segundo o documento, publicado nesta terça-feira (5), foram três casos confirmados em laboratório nos últimos oito dias na cidade e duas mortes. O prefeito Valdemir de Jesus Mota (PV) diz, no decreto, levar em consideração que, "no momento atual em nosso município, estamos diante de uma suspeita de surto de meningite meningogócica do tipo C" e, ainda, que "a época atual corresponde ao período de chuvas na região do município, o que impõe a manutenção de portas e janelas das escolas constantemente fechadas, o mesmo ocorrendo com o transporte escolar público".

Como a doença tem um alto grau de contágio em ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas - como é o caso das escolas, o prefeito decidiu seguir a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de orientar os órgãos públicos e privados que evitem aglomerações em ambientes fechados.

"Fica estabelecido o fechamento das escolas públicas da rede municipal de ensino no período de 6 de julho de 2016 a 13 de julho de 2016, prazo este suficiente para avaliação do avanço da doença citada nos considerandos acima", diz o decreto 50/2016.

A escola estadual localizada no município suspendeu as atividades atendendo ao decreto municipal, de acordo com a Secretaria Estadual da Educação (SEC). Escolas particulares da cidade também decidiram suspender as aulas no mesmo período. Pais de alunos do Centro Educacional Favo de Mel, que trabalha com Educação Infantil, receberam nesta terça-feira (5) um comunicado.

Veja o que diz o aviso: Foto: Reprodução A diretora e proprietária do Centro Educacional Favo de Mel, professora Maria José, conhecida como Pró Mariquinha, disse que dois moradores da cidade morreram por conta da doença aqui em Salvador. As duas pessoas tinham entre 20 e 30 anos, de acordo com ela.

"Eu, enquanto gestora do Centro Educacional Favo de Mel e moradora de Presidente Tancredo Neves, estou ciente, conforme o comunicado que nós recebemos da Secretaria de Saúde e também de Educação, é que deveríamos suspender as aulas por conta das pessoas daqui que foram mortas e estão aí em Salvador", disse.

No site da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado da Bahia (Suvisa), o último boletim epidemiológico da meningite é do primeiro quadrimestre de 2015. Até a 12ª semana epidemiológica (28 de março de 2015), a Bahia havia confirmado 96 casos de meningites e seis óbitos - uma letalidade de 6,3%.

Os casos tinham sido registrados nas cidades de Aporá (Nordeste baiano), Conceição da Feira (Centro-Norte), Simões Filho (Região Metropolitana de Salvador), Salvador, Cairu (Sul), Ilhéus (Sul), Belo Campo (Centro-Sul), Cordeiros (Centro-Sul), Ibicoara (Centro-Sul) e Piatã (Centro-Sul).