Suspeito de atentado em NY chegou do Uzbequistão aos EUA em 2010

Além dos 8 mortos, dezenas de pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 21:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O suspeito pelo atentado terrorista que deixou oito mortos em Nova York, nos EUA, foi identificado como Sayfullo Saipov, do Uzbequistão, segundo o New York Times. Ele tem 29 anos e é morador da Flórida, de acordo com o jornal, tendo entrado nos EUA em 2010. O suspeito alugou um caminhão fora da cidade para usar no ataque.

Saipov usou o caminhão para atropelar pessoas em uma ciclovia. O ataque acabou quando o motorista bateu em um ônbus escolar. Ele saiu do caminhão e correu segurando duas armas que depois a polícia identificou serem falsas - uma delas de paintball. Nesse momento, ele gritava "Allahu Akbar", árabe para "Deus é grande". Ele foi então baleado no abdômen por um policial e está internado em estado delicado.

Além dos 8 mortos, dezenas de pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças que estavam no ônibus escolar atingido pelo caminhão. As vítimas ainda estão sendo identificadas.

O One World Trade Center acendeu luzes nas cores da bandeira dos EUA "em homenagem à liberdade e à democracia", segundo um comunicado do prefeito Bill de Blasio. O prefeito classificou o ato de "covarde" e disse que é tratado como terrorismo. Oficiais descobriram perto do caminhão notas escritas à mão em árabe que continham declaração de lealdade ao Estado Islâmico. "Baseado nas informações que temos no momento, isso foi um ato de terror, e um ato de terror particularmente covarde, direcionado a civis inocentes", afirmou de Blasio. O governador democrata de Nova York, Andrew Cuomo, destacou que a cidade "é um símbolo internacional de liberdade e democracia", o que a faz "também um alvo desta gente que rejeita estes conceitos". E finaliza: "Já vivemos isto antes".

"Em NYC parece outro ataque de uma pessoa muito doente e perturbada", escreveu o presidente Donald Trump no Twitter. "As autoridades acompanham isto de perto. NÃO NOS EUA!".

O suspeito tinha o "green card", documento que permite residência legal nos EUA. Ele teria morado em Paterson, Nova Jersey, e mais recentemente em Tampa, na Flórida. Ele aluguel o caminhão do Home Depot em Nova Jersey. 

O ataque aconteceu perto de escolas que se preparavam para uma tarde de celebração do Halloween. Segundo o NYT, a ação terminou perto do World Trade Center, cenário do pior ataque terrorista em solo americano, em 2001.  (Foto: Reprodução) As vítimas ainda não foram identificadas oficialmente. Dois argentinos estão entre os mortos, segundo informou a Chancelaria do país. 

Este foi o primeiro ato de terrorismo em Nova York desde a explosão de uma bomba artesanal, em setembro de 2016, em Chelsea, que deixou 31 feridos leves. Um afegão de origem americana, Ahmad Khan Rahimi, foi condenado por terrorismo no início deste mês.