Suspeito de jogar carro contra comerciantes, professor da UFRB é autuado por lesão corporal 

Professor atingiu grupo que vendia camisas de Jair Bolsonaro; Associação de Sociólogos da Bahia diz que docente foi agredido

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2018 às 18:39

- Atualizado há um ano

O professor de Ciências Sociais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Nelson Eugênio Pinheiro Montenegro, foi autuado por lesão corporal leve após se envolver em confusão com grupo de comerciantes que vendia camisetas com propoganda do presidenciável Jair Bolsonaro. 

O caso aconteceu no início da noite desta sexta-feira (5), no bairro de Stella Maris, em Salvador. Nelson, que estuda o 'comportamento eleitoral', teria atirado o próprio carro contra um grupo de pessoas que vendia produtos do canditato à presidência. 

O professor foi encaminhado por policiais militares da 15ª Companhia Independente da  Polícia Militar (CIPM/Itapuã) para a 12ª Delegacia (Itapuã), mas acabou sendo conduzido, junto com os comerciantes, para a Central de Flagrantes, na Avenida ACM.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Eugênio foi ouvido por uma delegada plantonista e, em seguida, autuado por lesão corporal leve. Ele vai aguardar decisão da Justiça em liberdade, ainda segundo a SSP. A assessoria da UFRB foi procurada pela reportagem, mas disse que não se pronunciaria sobre o assunto.

'Agredido' Em nota, a Associação de Sociólogos do Estado da Bahia (Aseb) afirmou, no entanto, que Eugênio foi "agredido verbalmente" pelo grupo de comerciantes após se negar a comprar as camisas de Bolsonaro. "Sentindo-se ameaçado, acelerou o carro para escapar do constrangimento e acabou batendo o retrovisor no varal das camisetas. Assustado ele fugiu do local sendo perseguido por um homem armado que era policial e ainda chamou reforços".A nota diz, ainda, que Nelson precisou se "refugiar" em um condomínio próximo ao local do incidente, onde foi encontrado pela policia militar e levado à delegacia. A Aseb reiterou, ainda, que "não houve tentativa de atropelamento" e que o professor responderá na Justiça um processo por danos morais.  

"O Professor que estuda comportamento eleitoral está habituado ao debate político plural, tem uma conduta ilibada e ponderada como atestam seus colegas e alunos. Não é uma pessoa agressiva ou violenta. Entendemos que esse episódio lamentável é resultado de uma sociedade em polarização anômica. Onde pequenos conflitos são potencializados por um ambiente eleitora acirrado pela intolerância. A Aseb presta solidariedade ao colega e esclarece esse mau entendido. Reafirmamos nossa convicção na democracia e na tolerância e repudiamos a violência na política", conclui a nota.