Suspeito de matar menino de 11 anos é assassinado a pauladas na BA

Polícia investiga relação entre crimes; esta será 4ª morte ligada ao caso

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 24 de dezembro de 2018 às 14:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/PM

Um homem suspeito de participação na morte de um menino de 11 anos em Itabela, extremo sul da Bahia, foi morto com golpes de pau e pedra neste domingo (23). O garoto, que segundo a polícia "tocava o terror" na cidade, também havia sido assassinado com pauladas.

Um policial civil da delegacia de Itabela, que pediu para não ser identificado, informou que obteve informações de que Jadson Chagas dos Santos, 20 anos, estava junto com comparsas no momento em que o menino Paulo Henrique da Paz Silva, o PH do Dapezão, foi assassinado numa festa, no sábado (22).

Jadson, segundo a polícia, foi morto ontem por dois homens ainda não identificados, depois de ser amarrado e espancado. O agente da Polícia Civil de Itabela informou ainda que estão sendo feitas diligências nesta segunda-feira para investigar o caso.

“Estamos vendo se há mesmo relação entre as duas mortes (a de Jadson e a de Paulo Henrique), acredito que teremos informações logo”, disse o agente, que prefere não se identificar. O delegado de Itabela, Robsom Andrade, está em diligência e não foi localizado.

Caso seja confirmado a relação entre as mortes, este será o quarto homicídio ligado ao caso desde o dia 6 de dezembro, quando Darles Santos Marinho, 19, foi morto com um tiro. Ele estava junto com PH do Dapezão e mais outros três adolescentes, um deles Adenivan Grigório da Silva, 15, morto dia 9 de dezembro com 15 tiros. De acordo com a polícia, os jovens fazem parte de uma lista de jurados de morte de um grupo rival.

Em Itabela, cidade de 30 mil habitantes, atuam três facções criminosas: a Baixada (local), a Mercado do Povo Atitude (MPA), que é de Porto Seguro e tem ligação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).

A polícia, contudo, ainda não tem informações sobre se os jovens pertencem a algumas dessas facções. A princípio, o que se sabe é que  eles estavam envolvido em assaltos, roubos e participação em homicídios.

Até setembro deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Itabela havia registrado 12 homicídios dolosos. Em 2017 foram 26 e em 2016 ocorreram 40 crimes do mesmo tipo.