Suspeito de matar pai de santo gostava de cortar dedos das vítimas

Adriano Alves Silva, o Secão, foi preso no domingo em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Amanda Palma
  • Amanda Palma

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 15:13

- Atualizado há um ano

Investigado por cerca de 10 homicídios, Adriano Alves Silva, 27 anos, o Secão, gostava de deixar uma marca em suas vítimas: cortar três dedos. Secão atuava na localidade do Coroado, em São Marcos, mas também tinha braços em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, onde foi preso no último domingo (20). Dois de Ouros do Baralho do Crime, ele foi apresentado nesta terça (22), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

[[publicidade]]

Secão informou à polícia que faz parte do bando paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), mas investigações apontam que, na verdade, ele é ligado a pessoas da facção Bonde do Maluco (BDM). O delegado Guilherme Machado, coordenador da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), afirmou que não iria confirmar os nomes dos grupos criminosos. "Nós temos três crimes atribuídos a ele na capital, sem falar nos atribuídos ao bando que ele tem participação. Em Santo Amaro, foram atribuídos a ele sete homicídios. Estamos tratando de um indivíduo de alta periculosidade", afirmou o delegado.O último crime atribuído ao Dois de Ouros é a morte de um pai de santo, em Saubara, também no Recôncavo, este ano. Carlos Henrique foi encontrado decapitado e outro homem foi baleado na mesma ação. Apenas uma pessoa sobreviveu nesse ataque.

“O pai de santo não tinha antecedentes e devia estar passando no lugar errado, na hora errada”, declarou o major Mello, que acompanha as investigações desse crime. Secão foi apresentado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (Foto: Alberto Maraux/SSP) Segundo o major Mello Neto, comandante da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Santo Amaro), Secão foi preso em um bar próximo à BA-878, que já estava sendo monitorado pela polícia.

“Nós já estávamos sabendo que ele e outros companheiros estavam na nossa área, e intensificamos as ações com o Peto (pelotão da polícia) para prendê-lo. Nós vamos combater a criminalidade”, avisou o comandante. De acordo com ele, outros integrantes da quadrilha de Secão já foram identificados.

Ainda conforme a polícia, Secão confessou alguns dos crimes e afirmou que executou as ações a mando de Israel Silva Santos, conhecido como Coroa, que está preso. “Cadê a prova? Se não tem prova, não fui eu”, disse Secão, durante apresentação.

Mulheres e crianças De acordo com o major Mello, o bandido usava mulheres e crianças para entregar armas que seriam usadas nas execuções, para não ser preso em flagrante com armamento. 

A polícia investiga a participação de outras pessoas do grupo de Secão em crimes no Recôncavo, nas localidades de Acupe de Santo Amaro e Saubara. “Alguns crimes foram executados por homens ligados a ele. A gente vê que os criminosos estão migrando para Saubara, e estão acontecendo mortes por causa da rivalidade entre esses grupos, que querem demonstrar força”, disse o major Mello. 

Pau da Lima e São Marcos De acordo com o delegado Guilherme Machado, a maior parte dos crimes cometidos por Secão são ligados ao tráfico de drogas e rivalidade entre grupos. Adriano tinha mandado de prisão em aberto pela morte de Messias da Páscoa Freitas, em novembro de 2015, no bairro de Pau da Lima. À polícia, o suspeito contou que o motivo do crime foi a disputa entre BDM e PCC. A polícia investiga a participação no crime de Leandro Barros, conhecido como Léo Bocão, que é o Três de Copas no Baralho do Crime. 

Adriano já tinha sido preso três vezes por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e pela morte de Wallace de Paula Pereira, em março de 2013, na Rua da Paz, em Pau da Lima. Secão também é suspeito da morte de Adriano Santana Barreto, morto dentro de um bar, em São Marcos, no dia 27 de julho.