Suspeito de roubo de gado é preso no Recôncavo; animais seriam mortos

Quadrilhas têm aterrorizado os criadores da região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2017 às 20:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/SSP

Homens da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, prenderam um suspeito de roubo de gado na noite desta quarta-feira (25). Os policiais realizavam rondas noturnas no bairro do Derba, quando encontraram Paulo Henrique da Hora, 27 anos, numa fazenda na localidade conhecida como Estrada da Água.

Ele estava dentro de um veículo estacionado nas margens da fazenda, quando foi flagrado. Mais dois suspeitos, que estavam em companhia de Paulo Henrique, conseguiram fugir para um matagal, ao perceberam a chegada da polícia.

Segundo revelou o comandante da 20ª CIPM, major Carivaldo Pinheiro Mello Neto, há indícios de que o trio mataria os animais, "já que no veículo foram encontrados, dentre outros materiais, torquês, machado, corda, lonas pretas, botas e amolares de faca". Preso, Paulo Henrique estava com dois comparsas, que fugiram (Foto: Divulgação/SSP) Ainda segundo o major Mello Neto, conforme a forma mais comum de agir das quadrilhas, que vêm aterrorizando fazendeiros do Recôncavo, o gado seria morto e, em seguida, transportado ilegalmente. "Continuaremos realizando operações nas áreas rurais, com o objetivo de impedir ou, pelo menos, reduzir esse tipo de crime", ressaltou o major.

Já com passagem pela polícia por tráfico de drogas, Paulo Henrique foi encaminhado, juntamente com todo material apreendido com ele, para a Delegacia Territorial de Santo Amaro.

Onda de roubos de gado No último dia 10, o CORREIO publicou reportagem sobre as quadrilhas de abigeatários (ladrões de gado) que têm atuado em fazendas da Bahia, especialmente na região do Recôncavo. Segundo os criadores, que estão amedrontados, os ataques têm intensificado nos últimos dois meses, quando pelo menos 300 animais foram levados pelos bandidos. 

A Polícia Civil informou que os ataques têm se concentrado na zona rural de Santo Amaro, além de São Sebastião do Passé e Terra Nova, e há registros também em Amélia Rodrigues e Teodoro Sampaio.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que as delegacias das cidades onde há registro de casos já estão trabalhando em conjunto na investigação dos furtos de animais, e que algumas quadrilhas já foram identificadas. “Há operações em andamento, com quadrilhas identificadas, com o objetivo de desmantelar esses grupos que, em sua maioria, roubam os animais para o comércio ilegal da carne”, informou a SSP, em nota.

[[publicidade]]

No início do mês, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, recebeu representantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e determinou às unidades policiais maior celeridade nas investigações.

A Bahia, segundo a Pesquisa da Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2016, divulgada há um mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui o nono maior rebanho do Brasil, com 10.336.291 cabeças de gado. Os dados apontam redução do rebanho baiano, já que em 2015 era de 10.758.372 e em julho deste ano a Secretaria estadual da Agricultura (Seagri) registrou 9.910.933 cabeças de gado, durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Já no Brasil, o rebanho aumentou, saindo de 215.220.508, em 2015, para 218.225.177, em 2016.