Suspeitos de tentar matar policial na Federação atacariam rivais de facção, diz polícia

O crime aconteceu no último dia 5 na Rua Apolinário de Santana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2017 às 18:06

- Atualizado há um ano

Em uma operação realizada na madrugada desta quinta-feira (16), a polícia prendeu três dos quatro suspeitos de envolvimento na tentativa de homicídio do policial civil Luís Cláudio Batista, do filho dele, o agente penitenciário Luís Cláudio Batista Lopes Filho, e do advogado André Cerqueira Santos, no Engenho Velho da Federação. O crime aconteceu no último dia 5, no Bar do Roque, na Rua Apolinário de Santana.

De acordo com o major Adilson de Santana, comandante da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Federação), Matheus Roberto Costa Souza, 21 anos, e Caíque Pereira Santos, 22, e um adolescente de 17, são membros da facção criminosa Bonde Do Maluco (BDM) e, no dia do crime, estavam indo atacar membros do Comando da Paz (CP) em uma festa do tipo "paredão".

"Há uma disputa incessante na região pelo comando do tráfico de drogas. O grupo iria atacar membros de uma facção rival e na passagem encontrou aquelas pessoas e resolveu atirar", contou o major.

Segundo a polícia, as vítimas estavam na companhia de parentes e amigos quando o quarteto chegou em um carro modelo Corsa Classic, de cor prata, que havia sido roubado no dia anterior, e disparou. Luís Cláudio Filho foi atingido na perna direita e André Cerqueira na nádega. O policial civil conseguiu se abrigar atrás de um carro e não foi atingido pelos disparos.  

PrisõesSegundo o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), os suspeitos foram encontrados durante as buscas realizadas pelas polícias civil e militar. "Numa ação em conjunto com a companhia comandada pelo major Adilson, fizemos a diligência e prendemos os indivíduos", contou Carneiro.

Ainda de acordo com o delegado, as prisões aconteceram nas casas dos suspeitos, localizadas no Beco da Rabada, no bairro da Federação. Ele informou ainda que os presos foram reconhecidos por testemunhas e as fisionomias conferem com as imagens de câmeras de segurança.

O adolescente suspeito de envolvimento com o crime foi encaminhado para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Todos os suspeitos de participação, ainda de acordo com a polícia, possuem passagem por envolvimento com drogas e roubo.

Alegam inocência Durante a apresentação, Matheus Roberto e Caíque Pereira negaram a participação na tentativa de homicídio. De acordo com Matheus, ele trabalha com o tio concertando ar-condicionado. Caíque disse que é ajudante de pedreiro. "Eu só quero viver feliz com a minha família", disse Matheus.