Suspense Boneco de Neve tem crime a sangue frio

Michael Fassbender vive um policial que investiga crimes em série no filme baseado no livro homônimo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2017 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Dirigido por Tomas Alfredson (Deixa Ela Entrar/2008 e O Espião que Sabia Demais/2012), o suspense policial Boneco de Neve leva o protagonista de mais de dez romances do norueguês Jo Nesbo, o detetive Harry Hole (Michael Fassbender), para as telonas. Desta vez, em Boneco de Neve (há um livro homônimo), ele investiga assassinatos em série na gélida Oslo. E serial killer tem um padrão perturbador: mata mulheres com filhos e em casamentos infelizes, sempre deixando um boneco de neve como a assinatura das execuções. Para as investigações, o detetive, atormentado tanto na vida pessoal quanto na profissional, recebe o reforço da policial Katrine (Rebecca Fergunson) para desvendar o mistério do assassino que decepa suas vítimas e coloca suas cabeças num boneco de neve – isso não é spoiler, veja o trailer. O elenco puxado por Fassbender tem reforço de estrelas como Val Kilmer, J.K. Simmons, Charlotte Gainsbourg e Chloë Sevigny. Martin Scorcese assina como produtor.

O detetive Harry Hole tem uma história curiosa. Seu criador conta que viu no Batman inspiração para o misto de herói e vingador que planejava. O Morcego de sua leitura era o desenvolvido na época por Frank Miller (autor de várias HQs do Batman, entre elas o clássico O Cavaleiro das Trevas, de 1986). “Fui inspirado pelo Batman porque de um lado ele é defensor da lei e do que é justo, mas do outro é um vingador sem nenhuma misericórdia”, conta no escritor, sem esquecer que Harry e o protetor de Gotham City têm em comum a sede por vingança causada por motivos pessoais.

As contradições que carrega são suas principais características: “Ele é romântico, cínico e tem o dom para pegar assassinos, mas odeia seu trabalho de muitas maneiras”, revela o autor. Como consequência de suas contradições, os leitores muitas vezes não sabem o próximo passo de Harry, principalmente quando Nesbo o expõe a dilemas que o forçam a tomar alguma decisão.

Em Boneco de Neve, o filme, porém, parece que a criatura não reflete exatamente o que seu criador pensou. Tanto que a trama tem tido baixa rentabilidade nas bilheterias e o diretor já se desculpou publicamente, dizendo que não atingiu totalmente suas expectativas durante as filmagens...