Suspense em família à moda de Agatha Christie

Com três indicações ao Globo de Ouro, Entre Facas e Segredos revive o velho e bom clima de “quem matou?”

Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Uma casa cheia de familiares e amigos. Um crime aparentemente sem suspeitos. Uma herança de encher os olhos. Um detetive excêntrico que aperta todos os calos para solucionar o mistério. Parece coisa da escritora Agatha Christie, mas não é. Essa é a trama de Entre Facas e Segredos, que refaz a clássica pergunta “quem matou?”,  com um elenco estelar puxado por Daniel Craig, Chris Evans e Christopher Plummer.   Indicado a três Globos de Ouro, o filme dirigido por Rian Johnson (Star Wars XIII: Os Últimos Jedi) dá a largada no clima de investigação quando o renomado escritor de livros criminais Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto em sua mansão logo após seu aniversário de 85 anos e o inquisitivo detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), num misto de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, é encarregado de desenrolar a teia de mentiras.

Pouco a pouco, o investigador começa a perceber que nada nem ninguém é o que parece naquela mansão e todos podem esconder segredos em relação ao que teria levado à morte do milionário. A ideia é mostrar que as pessoas são falhas, nem boas nem completamente más.  O galã Daniel Craig vive o detetive Benoit Blanc (Foto: Divulgação) “Cresci lendo os livros de Agatha Christie. Sempre quis fazer um filme assim. Dez anos atrás, eu tinha uma ideia bem básica para este filme e a fiquei cozinhando desde então”, explica Rian Johnson. “Eu amo o elemento de quebra-cabeça e como eles se relacionam com os personagens. Há uma galeria imensa de suspeitos trapaceiros. Um filme precisa ser um passeio de  montanha-russa”, completa o diretor, que também assina o roteiro.

Para manter o clima de suspense, Johnson manteve os atores sem muitas pistas sobre quem seria o assassino. Ana de Armas, que vive a enfermeira do velho escritor, conta que só encontrou respostas no final: “Achei que sabia quem era, mas não, eu estava enganada. Foi bastante surpreendente”.  Chris Evans disse que “foi extamente isso que o que deixou o roteiro tão agradável, não apenas o fato de ser frenético e envolvente, mas também o fato de pensarmos ‘sei o que vai acontecer’ e ele continua a fazer essas reviravoltas”.

Sucesso de bilheteria, com mais de US$ 120 milhões arrecadados em duas semanas de lançamento mundial, Entre Facas e Segredos levou Daniel Craig à sua primeira indicação ao Globo de Ouro: “Eu não interpreto tipos tão astutos e intrigantes assim, então aceitei o convite na hora”, disse o ator.

ONDE VER

UCI Orient Shopping da Bahia  Sala 6 (dub): 13h10, 15h50, 18h30, 21h10 (leg)  UCI Orient Shopping Barra  Sala 4 (leg): 15h20, 18h, 20h40  UCI Orient Shopping Paralela  Sala 1 (dub): 13h10, 15h50, 18h30 (exceto sexta, sábado e domingo), 21h10 (leg)  Orient Cineplace Boulevard Shopping  Sala 4 (dub): 16h (exceto sexta, sábado e domingo), 18h35, 21h10 (leg)  Cinépolis Bela Vista  Sala 7 (dub): 14h30, 17h20, 20h10 (leg)  Cinépolis Salvador Norte  Sala 7 (dub): 14h50, 18h, 21h10 (leg)  Cinemark  Sala 10 (leg): 12h45, 15h30, 18h15, 21h  Espaço Itaú Glauber Rocha  Sala 1 (leg): 13h, 15h30, 18h, 20h30