Sustentabilidade e inovação na construção civil são temas de fórum

Evento da Ademi-BA no teatro Eva Herz integra a Semana Nacional do Meio Ambiente

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 6 de junho de 2018 às 17:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: Dênio Simões / Agência Brasília)

Discutir inovação e tecnologia para uma construção civil mais sustentável e econômica. Este é o principal objetivo da 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade, realizado nesta quinta-feira (7/6) pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), às 14h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping).

O evento faz parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente e visa discutir boas práticas na construção civil, a partir de quatro categorias: Startups, Case Inovação, Pesquisa Acadêmica e Palestras, reunindo especialistas, professores e novos profissionais da área que se destacam com soluções efetivas para o setor.

A primeira categoria é a de Palestras, com o professor Eduardo Pedreira, professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis. Ele irá abrir o fórum com o tema Inovação Ambiental. Em seguida, é a vez da palestra Startups – Inovando na Construção Civil. Quem irá comandar a apresentação é Eduardo Athayde, diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil. Ele pretende levar para discussão o modelo das novas empresas.

Pesquisa Acadêmica

Para aliar a expertise dos docentes às boas práticas vistas na academia, o fórum abre espaço para a categoria Pesquisa Acadêmica e recebe as apresentações de estudantes que disputaram o Prêmio Ademi-BA 2018. As contribuições são de Ricardo Castro e Ricardo Freitas, estudantes do Curso de Engenharia Civil do Senai Cimatec, que irão falar sobre Concreto com pó de mármore. Clara Galvão, estudante do Curso de Engenharia Civil da UFBA traz uma pesquisa sobre Integração entre BIM e Life Cycle.

Construtechs (Startup da Construção)

No intuito de abordar o que há de mais moderno no âmbito da construção civil, a startup paranaense TecVerde apresenta o seu case de sucesso por meio da palestra “Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood”. O engenheiro civil Vicente Pires Jr, responsável pela área comercial da empresa, fala sobre o processo de automatização da empresa, que oferece redução de prazo, custo e mão de obra para a construção.

E, por falar em startups, que vem se destacando no setor, a ConstruCODE, empresa baiana que desenvolveu um aplicativo gerador de etiquetas inteligentes para serem utilizadas nos canteiros de obras, participa da categoria ConstruTechs com o tema “Canteiros digitais, menos riscos e mais produtividade nas obras”, com o gerente de projetos BIM e CEO da empresa, Diego Mendes.

Case Inovação

A última etapa do Fórum é o de Case Inovação, que traz o engenheiro civil Raymundo Dórea, da Engpiso, para falar sobre Inovação Ambiental, IoT e Construtech, trazendo a expertise de uma empresa que existe há mais de dez anos no mercado, mas que vem se reinventando para facilitar os processos para os clientes e se adequar às práticas mais modernas e sustentáveis no controle de umidade, temperatura em ambientes e soluções para condomínios.

E, para encerrar o evento, os sócios da SPEC – Segurança e Proteção Ecológica, Lucas Guanabara e José Peroba Filho, falam sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Consumo Consciente, seguido de um debate entre os participantes.

Inscrições

As inscrições seguem abertas e devem ser feitas através do site www.ademi-ba.com.br. O investimento é de R$80,00 e R$40,00 (estudante).

Programação:

14h – Credenciamento dos participantes

14h30 – Boas-Vindas

14h35 – Início do evento, com Rafael Valente – diretor de Gestão Sustentável da Ademi-BA

14h45 – Palestra

Inovação Ambiental - Prof. Eduardo Pedreira, professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Coautor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis.

15h25 – Palestra

Startups - inovando na construção civil - Eduardo Athayde, Administrador, MBA, membro da equipe internacional do WWI-Worldwatch Institute.

16h05 - Pesquisa Acadêmica

Concreto com pó de mármore - Ricardo Castro e Ricardo Freitas, estudantes do Curso de Engenharia Civil do Senai/Cimatec.

16h20 - Pesquisa Acadêmica

Tema: Integração entre BIM e life cycle |-Clara Galvão, estudante do Curso de Engenharia Civil da UFBA.

16h35 – Startup

Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood Frame | Vicente Pires Junior, Engenheiro Civil com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV.

17h05 - Startup

Canteiros digitais, menos riscos e mais produtividade nas obras | Diego Mendes, Engenheiro Civil CEO da ConstruCODE, startup baiana premiada pelo CREA-BA.

17h25 - Case Inovação

Inovação Ambiental, IoT e Construtech - Raymundo Dórea, CEO da Engpiso Engenharia & Soluções Integradas; Prêmio Nacional de Inovação (PNI- Edição 2016/2017).

17h45 Case Inovação

Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Consumo Consciente - Reconectando nossa vida e o mundo dos negócios à sustentabilidade | Lucas Guanabara Engenheiro de Produção com MBA em Gestão de Projetos e José Peroba Filho, Engenheiro Mecânico CEO da SPEC – Segurança e Proteção Ecológica Ltda.

18h05 – Debate

18h45 - Encerramento

Serviço:

O que: 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade da Ademi-BA

Quando: 7 de junho, das 14h às 17h30

Onde: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping) Inscrições: ademi-ba.com.br