Taison comenta caso de racismo na Ucrânia: 'Jamais irei me calar'

esportes
10.11.2019, 20:33:00

Taison comenta caso de racismo na Ucrânia: 'Jamais irei me calar'

Ele postou foto de sua reação de dar dedo, gesto que levou à sua expulsão

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Depois de ser vítima de racismo durante uma partida na Ucrânia, o brasileiro Taison usou o Instagram para comentar o caso e afirmar que jamais irá se calar diante de situações do tipo. Na partida entre Shakhtar Donetsk e o Dínamo de Kiev neste domingo (10), em Metalist, Taison foi ofendido pela torcida visitante. Ele mostrou o dedo do meio em resposta e foi expulso. O jogador deixou o campo chorando.

E foi justamente uma foto do gesto que levou à expulsão que Taison postou no Instagram. "Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor.." Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível ! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento ! Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar ! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade ! O meu papel é lutar, bater no peito, erguer a cabeça e seguir lutando sempre! Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracista! O futebol precisa de mais respeito, o mundo precisa de mais respeito! Obrigada a todos pelas mensagens de apoi ! Seguimos a luta ... Net rasizmu", escreveu.

No post do jogador, vários colegas de profissão deixaram o apoio. "Orgulho de ser negro meu mano", escreveu Douglas Costa, da Juventus. Bernard, do Everton, criticou a Ucrânia. "Infelizmente aí é um país muito atrasado quando se diz a esse respeito irmão, mas cabeça pra frente, nunca deixe de lutar e de fazer o que você sabe e muito bem, que é jogar futebol. Te amo". Fernandinho, do Manchester City, foi outro a apoiar o amigo. "Tamo junto mano. Ignorantes tem em todos os lugares. Fica firme e forte mano. 
Nos vemos em breve aqui em Manchester!!!", escreveu.

O próprio Shakhtar deixou uma mensagem de apoio, assim como Internacional, clube onde Taison jogou no Brasil."Estamos contigo! Força, @taisonfreda7#ChegaDePreconceito", postou o clube gaúcho.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais