Tarifa do metrô só deve ser divulgada após acordo de integração de ônibus

salvador
13.11.2015, 14:40:00
Atualizado: 13.11.2015, 19:52:06

Tarifa do metrô só deve ser divulgada após acordo de integração de ônibus

Durante inauguração da Estação Bonocô, governador Rui Costa disse que já tem estimativa de valor, que só será revelada no próximo dia 21

A 40 dias do início da operação comercial do metrô de Salvador, os valores das tarifas que serão cobradas ainda não foram divulgadas. Durante inauguração da Estação Bonocô na manhã desta sexta-feira (13), o governador Rui Costa afirmou que já há uma estimativa de valor, mas que prefere aguardar até o dia 21 para não atrapalhar as negociações da integração com o sistema de ônibus. A cobrança vai ser iniciada no dia 21 de dezembro

O governador aproveitou para fazer um apelo aos empresários de ônibus que colaborem com as negociações. “Quero fazer um apelo público aos empresários que consigamos chegar a um acordo e anunciar a tarifa ao metrô de Salvador. Não queremos anunciar antes para não atrapalhar a negociação”, afirmou.

(Foto: Divulgação)

Rui afirmou ainda que este período sem cobrança de tarifa não acarretou em nenhum prejuízo para os cofres públicos. “Isso era contratual (com a CCR). Agora ela atingiu todos as metas do contrato e pode iniciar a cobrança. Esperamos anunciar o valor no dia 21”, disse.

O prefeito ACM Neto, que também participou da solenidade, comentou sobre a integração do modal e afirmou estar empenhado para que isso aconteça com brevidade. “Nosso desejo é de que haja uma integração completa do sistema de ônibus e de metrô, e todos os modais de transporte público para a cidade. Nosso compromisso maior é com o usuário”, garantiu.

Neto disse ainda há o esforço para que seja uma integração global. “A prefeitura vai ao limite do seu esforço para mediar o entendimento com as três bacias, não apenas a integração física, mas sobretudo a integração tarifária, que é fundamental para que o usuário possa pagar menos no transporte público”, completou.

Já o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, afirmou que a definição da tarifa não vai afetar para o consórcio. “A nossa remuneração por passageiro está definida. A tarifa pública é o estado que define, se prefeitura aumentar ou diminuir, o subsídio não é para nós”.  

O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Jorge Castro, informou que as empresas de ônibus que operam em Salvador estão se adaptando para atender a nova demanda. "O processo está em negociação e as empresa estão se preparando para atender a nova logística de transporte da cidade", afirmou.

Região Metropolitana
De acordo com Rui Costa, o governo já conseguiu entrar em acordo com os ônibus metropolitanos, que vão deixar de circular na cidade a partir de dezembro. “São centenas de ônibus que hoje saem desses municípios e circulam dentro de Salvador, engarrafando a cidade. Em dezembro, eles não vão mais rodar em Salvador. Vão parar nas estações integradas, seja em Pirajá ou Mussurunga e dali já volta para o município”, disse o governador.

O diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, informou que o objetivo é integrar o transporte metropolitano com as estações do metrô. "Com a integração, os ônibus metropolitanos que passam pela BR-324 e seguiriam pela Avenida Bonocô até a Estação da Lapa ficarão na Estação Pirajá. A partir daí os passageiros vão utilizar o  metrô para chegar na Lapa", afirmou.

A exceção é para os ônibus metropolitanos que seguem pela Avenida Heitor Dias e outras vias em que ainda não há metrô. Esses ônibus permanecem circulando em Salvador até que as linhas do transporte metroviário estejam interligadas. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aos-6-anos-chines-impressiona-por-incrivel-habilidade-cortar-cabelo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/acusado-de-injuria-isidorio-falta-a-audiencia-de-conciliacao-com-daniela-mercury/
Cantora ingressou com queixa-crime contra o deputado por injúria após ser chamada por ele de 'escrava de satanás'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alok-sofre-acidente-no-mar-durante-lua-de-mel-e-engessa-o-pe/
Ele estava praticando wakeboard nas Ilhas Maldivas com a mulher
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fabio-assuncao-faz-acordo-com-a-la-furia-dinheiro-vai-pra-dependentes-quimicos/
‘Jamais passou pela cabeça censurar’, disse ator em pronunciamento; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oscar-2019-anuncia-indicados-veja-lista-completa/
Pantera Negra, Nasce Uma Estrela, Roma e Bohemian Rhapsody são cotados a Melhor filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-desespero-de-baleado-pela-pm-em-portao-cade-minha-filha-eu-amo-ela/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-suspiro-foi-no-meu-colo-diz-mae-de-menina-morta-por-padrasto/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-negam-tiroteio-com-pm-em-portao-desceram-atirando/
Polícia Militar apura ação em jogo de futebol; testemunha relata pânico
Ler Mais