Tartaristão: cheia de mesquitas, Cazã tem forte influência muçulmana

Distante quase 900 km de Moscou, Cazã é a capital do Tartaristão e terceira cidade maior da Rússia

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 17 de setembro de 2018 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Reprodução

Visitar a Rússia é uma experiência histórica e fascinante. Maior país do mundo em extensão territorial, a terra dos czares reúne elementos culturais peculiares, a começar pela língua e a sua escrita em alfabeto cirílico.

Moscou e São Petersburgo são, sem dúvida, os destinos mais procurados entre turistas e imigrantes em busca de oportunidades. Mas tem uma outra cidade que não deixa a desejar quando o assunto é beleza: Cazã.  Avenida Bauman  é um ótimo point para comprar  presentes e lembranças (Fotos: Shutterstock/Reprodução) Distante quase 900 km de Moscou, Cazã é a capital do Tartaristão e terceira cidade maior  da Rússia, com mais de 1,5 milhão de habitantes. Em Cazã, esqueça as gigantescas obras, bunkers ou símbolos soviéticos. Aqui, o forte está na cultura muçulmana. 

Logo de cara, quem chega a Cazã é surpreendido pela orla do Rio Volga, e as rodas gigantes, iluminadas durante a noite,  deixam a cidade ainda mais bela. Já os traços da religião islâmica podem ser percebidos nas muitas mesquitas presentes. Principal delas, a mesquita Kul Sharif é parada obrigatória em uma visita à cidade. 

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Destruída pelas tropas de Ivan, o Terrível, em 1552, as obras da mesquita foram concluídas em 2005, e desde então ela representa a boa convivência entre muçulmanos e cristãos ortodoxos, que são maioria no país. Além da mesquita, o complexo onde ela está abriga o Museu do Islã e uma biblioteca. A entrada na mesquita Kul Sharif é gratuita, mas, para ter acesso, mulheres precisam usar saia até o tornozelo. Logo na entrada, são distribuídos panos para que elas possam se cobrir. Homens com shorts muito curtos também têm que usar o tecido. Durante a visita, é possível encontrar religiosos em seus momentos de fé. 

Há um Kremlin Apesar de ser a terceira maior cidade da Rússia, conhecer Cazã é fácil, pois os seus principais pontos turísticos estão concentrados em uma mesma região. E se o Kremlin de Moscou é o mais conhecido do mundo, o povo do Tartaristão se orgulha de ter o seu próprio Kremlin.  Kremlin foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco e reúne edificações históricas Declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, o Kremlin de Cazã é uma fortaleza, como o próprio nome diz, que reúne edificações históricas que hoje servem de museus. É lá também que fica a igreja da Anunciação, outro ponto turístico. O Kremlin de Cazã é ainda residência oficial do presidente do Tartaristão.  Ali pertinho estão também a Catedral de Pedro e Paulo, uma igreja no estilo barroco com características únicas, e o prédio da agricultura de Cazã, com uma enorme árvore na frente.   Ande mais alguns passos a partir do Kremlin e você estará na Avenida Bauman. A rua, no coração do centro de Cazã, é uma boa opção para comprar presentes e lembranças da cidade. Lojinhas de souvenires estão espalhadas por todo o corredor. No fim da rua, mais um ponto turístico: a Catedral da Epifania. 

Culinária diversificada Ainda na Bauman, aproveite para fazer uma boquinha. É possível encontrar opções de restaurantes com preços e estilos variados, inclusive com a culinária de outros países. Na Rússia, o carro-chefe é o estrogonofe de carne, receita típica do país. Mas, se você estiver em Cazã, não deixe de provar a carne de cavalo. No Tartaristão, a iguaria é bastante apreciada, seja cozida ou ensopada.

Como chegar Não há voos diretos até Cazã. Saindo de Salvador, a Turkish Airlines leva até lá, com escalas em São Paulo e Istambul, na Turquia. É possível também ir até Moscou pela TAP (com uma parada em Lisboa) e, de lá, seguir viagem com a Aeroflot, companhia aérea russa. Brasileiros não precisam de visto, mas é necessário passaporte.  Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: