Taxa de Juros de Longo Prazo cai de 7% para 6,75% ao ano, decide CMN

Mudança entrará em vigor de janeiro a março de 2018

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 08:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pixabay

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu nesta quinta-feira (21) reduzir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 7% para 6,75%. A nova taxa vigorará de janeiro a março de 2018.

A taxa serve de referência para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor produtivo, que financiam investimentos em produção e obras de infraestrutura.

A TJLP servirá como base para os financiamentos feitos pelo BNDES até o fim deste ano. A partir de 2018, os novos contratos terão como base a Taxa de Longo Prazo (TLP).

A TLP será composta pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pela taxa de juros real prefixada, mensalmente, de acordo com o equivalente ao rendimento real das Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B) no prazo de cinco anos.

Com essa nova sistemática, a taxa ficará nos próximos anos, segundo o governo, equivalente à praticada no mercado, o que deverá resultar na redução dos subsídios aos empréstimos.

Isso significa que o governo vai gastar menos recursos públicos para praticar juros mais baixos no crédito concedido pelo BNDES a empresas.

A medida terá efeito favorável nas contas públicas, que vêm registrando seguidos déficits (despesas maiores que receitas com impostos). A informação é do G1.