Taxistas criam grupos de bairro e clubes com desconto de até 50% contra Uber

Sem recusar corrida para áreas perigosas, motoristas usam WhatsApp e até app próprio; saiba como pagar menos

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  • Raquel Saraiva

Publicado em 28 de setembro de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A oportunidade pode estar ao seu lado, ou melhor, na vizinhança. É o que alguns grupos de taxistas já descobriram e estão utilizando para reagir ao domínio do Uber - a chegada do aplicativo em Salvador, em abril de 2016, fez reduzir a clientela dos táxis em cerca de 60%.

O passageiro que costumava reclamar dos preços das corridas, do mau atendimento de alguns taxistas ou até da recusa em entrar em determinadas ruas e bairros de Salvador, agora tem alternativas. E não é porque há mais um aplicativo de transporte individual chegando à cidade. Os próprios taxistas decidiram se movimentar e contra-atacar, oferecendo um serviço "regionalizado".

Entre as inovações estão descontos em corridas isoladas - que pode chegar à metade do preço da corrida comum, ou não cobrança da bandeira 2 -, chamadas via Whatsapp para facilitar a comunicação com os clientes e a garantia de levar o passageiro a qualquer local do bairro, mesmo os considerados mais perigosos, ou seja, onde muitos uberistas se recusam a entrar.

Foi com essa proposta que surgiu o app Táxi do Vale, no bairro do Vale das Pedrinhas. O serviço ganhou a confiança dos clientes, já que muitos passageiros preferem trafegar com motoristas conhecidos - parte deles vizinhos na localidade. A cozinheira Célia Maria utiliza o serviço de táxi do bairro e aprova a iniciativa (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Moradora do bairro, a cozinheira Célia Maria Araújo de Jesus, 50 anos, que trabalha no Nordeste de Amaralina, diz que conhece todos os motoristas da região e costuma utilizar o serviço pela comodidade e melhor possibilidade de negociação.“Posso pegar fiado e eles levam em qualquer lugar mesmo! É muito prático e mais fácil pra mim. Chamo no aplicativo e no Whatsapp”, conta Célia, que usa o serviço Táxi do Vale diariamente, há mais de um ano.Para clientes como ela, que usam o serviço com frequência, mais um mimo: voucher mensal, com 20% de desconto.

O serviço surgiu como grupo de WhatsApp e, mais recentemente, virou aplicativo para atender a demanda de passageiros do Vale das Pedrinhas e de Santa Cruz, onde motoristas se recusam a trafegar - com o sucesso da iniciativa, outros bairros passaram a ser atendidos. “Muitos colegas taxistas têm medo de entrar aqui no bairro [Vale das Pedrinhas] por causa da violência, mas para a gente que é morador também, não tem problema”, explica o taxista Valter Eliomar, 42, que é cadastrado no serviço e trabalha há sete anos no ramo. O taxista Cristiano Gonçalves com cupom de desconto do Táxi do Vale (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Atualmente, 30 taxistas “do Vale” atendem aos chamados dos clientes - 15 ficam em pontos no Vale das Pedrinhas e na Santa Cruz e 15 em outros pontos localizados em outros bairros, dentre eles Cabula, São Rafael, Barra e no Centro. Por enquanto, o passageiro que está fora desses bairros e quer solicitar o serviço tem que contar com um pouco de sorte.

“Se a gente tiver circulando, o passageiro pode solicitar nosso serviço na rua e ir a qualquer lugar da cidade”, diz Ueverton Uendel Pereira de Sousa, 23 anos, cinco como taxista, um dos diretores do aplicativo.

Ueverton explica ainda que esse é um dos requisitos para o motorista atender pelo aplicativo ou pelo grupo no WhatsApp. “A gente mora num bairro considerado perigoso, então, já sabemos os cuidados que devemos tomar, como não entrar em determinadas localidades com farol alto, abaixar os vidros e acender a luz interna”, explica.

São 120 cadastros no aplicativo e cerca de 500 usuários no grupo do WhatsApp. “A ideia era usar só o app, mas muitas pessoas ainda preferem chamar a gente pelo grupo”, justifica Ueverton. Segundo ele, muitos clientes não têm mais memória no celular para baixar outro app ou têm dificuldade em lidar com outros aplicativos além do WhatsApp.“A maioria dos taxistas tá vendo que as coisas mudaram, e quem não mudar vai ficar pra trás”, resume Valdeilson Miguel, presidente da Associação Metropolitana de Táxis (AMT). O serviço oferece ainda como vantagens a não cobrança de bandeira 2 e desconto de 20% nas corridas acima de R$ 13, quando bandeira 1. Além disso, eles aceitam pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito. "A pessoa pode pegar o táxi toda semana apenas apresentando o voucher que ela pagou”, explica Ueverton.

O serviço do Táxi do Vale cobra dos taxistas cadastrados uma taxa fixa de R$ 36,50 para manutenção do sistema, que conta com duas operadoras de WhatsApp e marketing através de distribuição de panfletos e anúncios na rádio do bairro. É impossível conversar no ponto do táxi do Vale sem que haja interrupção da conversa por cumprimentos feitos aos motoristas pelos moradores do bairro.

Para entrar na turma do Táxi do Vale, os taxistas cadastrados devem ser indicados por algum profissional que já faz parte do grupo. Além disso, não tem essa de recusar corrida. “O táxi não reclama de levar o passageiro em corridas curtas, além de levar para qualquer bairro de Salvador”, explica Cristiano Gonçalves, taxista há 20 anos que também é diretor do app. “Se o cliente reclamar com a gente, solucionamos imediatamente conversando com ele e, depois, com o taxista. É mais tranquilo porque temos um vínculo com o passageiro”, completa Ueverton.

Táxis unidos Além das ações regionalizadas da categoria, há outras iniciativas para garantir desconto para clientes de vários bairros. “O número de usuários de táxi tem aumentado e algumas pessoas que não usavam táxi estão usando porque as corridas estão mais baratas”, diz Valdeilson Miguel. É o caso de Dimitri Tavares, 30, que tinha parado de pegar táxis desde a chegada do Uber. “Com os descontos que estão dando, o táxi passou a ser uma segunda alternativa”, diz.

Para aumentar o número de corridas, profissionais se associam a mais de um aplicativo, além de ficar ponto de táxi. “Agora, eu tenho as opções de atender solicitações de rua e pelos aplicativos 99 e Ontaxi. A vantagem é que eu trabalho mais assim”, explica o taxista Amilton Gonçalves, 58, que atua no ramo há 19 anos e faz ponto no Canela, onde os taxistas se organizaram para “oficializar” um desconto de 20% aos passageiros nas corridas acima de R$ 15. O taxista Amilton Santana faz ponto no Centro Médico do Vale e usa os apps Ontaxi e 99Taxi (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Algumas vezes, os taxistas elaboram soluções para conquistar mais clientes entre si, sem que haja organização formal.“Nós criamos nossa 'associação' para vencer essa guerra contra a crise e a concorrência desleal do Uber”, explica o taxista Valdir Fiqueiredo, 42, sete de praça. Ele se juntou com outros 39 taxistas da central do bairro da Vila Laura para oferecer descontos de 20% em corridas a partir de R$ 15 e atendimento mais rápido ao cliente do bairro, sem que ele precise se deslocar até o ponto, na chamada Associação de Taxistas da Vila Laura.

“Nosso objetivo é garantir a nossa clientela e conquistar mais”, disse Valdir. Ele afirma que, com os descontos, o movimento nos táxis já voltou a aumentar. “A gente tem a vantagem de ser conhecido no bairro, já temos uma relação com o cliente”. De acordo com Antonio Cruz de Melo, diretor do Sindicato dos Taxistas de Salvador (Sinditaxi), a procura por táxis caiu cerca de 60% desde a chegada do Uber à capital baiana, há um ano e cinco meses.

Peso no bolso dos taxistas Um dos motivos para os taxistas se associarem espontaneamente são as taxas cobradas pelos aplicativos, que, somadas aos descontos dados ao cliente, podem chegar a até 60% do valor da corrida. “Às vezes, o aplicativo dá 30% de desconto, mas esses 30% só o taxista que paga”, diz Valdir Figueiredo.

De acordo com ele, quando contabilizados valores cobrados para o taxista por associação aos aplicativos (para o serviço de táxi do aplicativo 99, por exemplo, a taxa cobrada é de 19,99% por corrida), o taxista perde muito no valor da corrida. “Muitos aplicativos cobram os valores com base na bandeira 1, independente do horário. Aí o taxista pode perder mais de 25% do valor só nisso, relativo à diferença das bandeiras”, explica Valdir.

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Atenção ao bom atendimento O bom atendimento também é uma preocupação dos taxistas. "Além do preço mais barato e do serviço seguro, nós queremos tratar o cliente muito bem”, diz Luciel Alã Lisboa, 41, diretor de marketing da Cooperativa Brasileira de Transporte (Coperbrast) e que trabalha há 13 anos como taxista. Foi ele quem desenvolveu o app Pop Táxi, lançado no último dia 25 na Play Store e que dá desconto de 30% em cima do valor da corrida - 180 motoristas já estão cadastrados.

Andar com o ar-condicionado ligado e manter o carro em bom estado são algumas das exigências que vêm das próprias organizações.“Para entrar na cooperativa, o carro tem que ter no máximo cinco anos de uso, estar conservado e o ar tem que estar em uso durante a corrida”, diz o diretor de marketing da Coperbrast.Mesmo reclamando do Uber e de outros aplicativos, ele faz uma ressalva: “Essa movimentação toda só foi boa nesse sentido, de melhorar o atendimento”, analisa.

Valdir Figueiredo, da associação de 40 taxistas da Vila Laura, explica que o bom atendimento é fundamental para a divulgação do serviço. “É no boca a boca que os clientes fazem propaganda da gente”.

Ele diz, ainda, que os colegas do ponto punem os taxistas que sofrem reclamação. “Por 15 dias, ele não pode atender a clientes pelo telefone”, explica. Assim, o motorista tem que ficar aguardando na fila, numa espera que pode durar até 4 horas, mesmo em dias movimentados. O cliente também recebe retorno por sua reclamação.Veja como conseguir táxis com descontos em diferentes empresas e associações. Dá pra pedir até por e-mail e WhatsApp:- Rodo Táxi - 20% de desconto em corridas a partir de R$ 10 (pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito); agendamento ou chamada via app RodoTaxi ou telefone (71) 3388-4111- Ligue Táxi - desconto de 10% para pedidos feitos pelo telefone e 20% para pedidos feitos no aplicativo - a empresa afirma que o desconto deve aumentar em breve. Pagamento pode ser feito app Ligue Táxi Salvador ou do telefone (71) 3277-7777- Táxi do Vale - não cobra bandeira 2 e dá descontos de 20% nas corridas de bandeira 1 acima de R$ 13; opção de voucher mensal com 20% de desconto para quem pega táxi frequentemente (pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito); chamadas através do aplicativo Táxi do Vale ou do WhatsApp (71) 98885-8600- Táxi Coometas - 20% a 30% de desconto (para pagamento em dinheiro ou cartão); solicitação via telefone (71) 3244-4500 ou app da Coometas- Ontaxi - trabalham com tarifa dinâmica, os descontos podem chegar a 30% a depender do horário e da demanda (pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito) - reservas pelo app Ontaxi Cliente- Táxi Comtas - até 30% de desconto (pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito); pode chamar via telefone (71) 3646-6308, app do Táxi Comtas, pelo WhatsApp (71) 98851-4820 ou e-mail [email protected] Use Táxi - 20% de desconto (para pagamento apenas em dinheiro); chamadas via telefone (71) 3386-7777 ou aplicativo Use Táxi Salvador;- Easy Táxi - descontos de até 50% para corridas de quinta a sábado, das 20h às 6h (apenas para pagamento com cartão Santander) - chamadas via app Easy Taxi- PopTáxi - o usuário tem 30% de desconto nas corridas (pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito) - chamadas via app Pop Táxi- Elitte Táxi - desconto de 20% em qualquer corrida (pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito); chamadas via telefone (71) 3432-4040, app Elitte Táxi ou WhatsApp (71) 98890-0200- Tele Táxi - 20% de desconto em todas as corridas (pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito); solicitação através do telefone (71) 3341-9988, app Tele Táxi Salvador ou WhatasApp (71) 988808-1020- 99 Táxis -  os descontos podem chegar a 30% do valor da corrida, de acordo com a demanda ao longo do dia; chamada a partir do app 99.