Técnica de manicure popularizada pelas Kardashians faz miss desenvolver câncer

Médicos acreditam que uso de radiação fez Karolina Jasko adquirir melanoma

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2019 às 15:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Instagram

A ex-Miss Illinois Karolina Jasko, 21 anos, descobriu que tem um câncer de unha depois que seu dedo inchou devido a uma infecção. O que parecia ser apenas um hematoma em seu dedo era, na verdade, um raro e agressivo câncer de pele que se desenvolveu, segundo os médicos, por conta de uma técnica de manicure largamente utilizada e popularizada pelas irmãs Kardashians.

A descoberta ocorreu depois que ela percebeu uma linha preta fina no polegar após uma ida ao salão de beleza em 2016. O polegar inchou e ficou vermelho em decorrência de uma infecção não relacionada vários dias depois. 

O médico da miss então realizou uma biópsia, que confirmou que ela tinha melanoma de unha, um dos mais raros subtipos de câncer de pele, o mesmo que vitimou o cantor Bob Marley, em 1981.

A situação foi imediatamente relacionada à popularidade de uma técnica de manicure com gel que requer a fixação das unhas com luz ultravioleta, algo extremamente prejudicial caso exista grande exposição a essa radiação. 

A Miss Illinois 2018 revelou que recorria ao procedimento estético achando, até então, que era inofensivo. Ela também admitiu o uso da técnica, que aplica unhas de gel artificial e acrílico fixadas com luz ultravioleta, até duas vezes por mês durante vários anos.

Os médicos advertiram Karolina que eles poderiam ter que amputar todo o seu polegar, mas conseguiram salvar o dedo. No entanto, removeram a unha e o leito ungueal (tecido abaixo da unha) inteiro e fizeram enxerto de pele de sua virilha para cobrir a área.

O câncer nas extremidades – chamado de melanoma lentiginoso de acral – é mais agressivo que outros melanomas.