Técnico da seleção fecha portas para Maurício: 'Não há espaço para homofóbicos'

Renan dal Zotto disse que é 'inadmissível este tipo de conduta' do jogador

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 16:25

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Miriam Jeske/COB e Reprodução/Instagram

O nome de Maurício Souza não estará nas próximas convocações da seleção brasileira masculina de vôlei. Técnico da equipe, Renan dal Zotto se posicionou de forma contundente e fechou as portas para o jogador após as declarações homofóbicas feitas por ele."Fiquei decepcionado.  É inadmissível este tipo de conduta do Maurício e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. Em se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos. Acima de tudo preciso ter um time e não posso ter este tipo de polêmica no grupo. Não me refiro apenas ao elenco dos atletas. É geral, para todos os profissionais", disse Renan, em entrevista ao jornal O Globo.A polêmica tem outro jogador da seleção como pivô: Douglas Souza, primeiro atleta da equipe masculina a falar abertamente que é gay. Os dois trocaram farpas nas últimas semanas, por causa das mensagens homofóbicas de Maurício. Após o colega ser afastado e multado pelo Minas Tênis Clube, Douglas postou estar cansado da impunidade.

"O famoso não vai dar em nada né. Toda vez a mesma coisa, cansado disso de sempre ter falas criminosas e no máximo que rola é uma “multa” e uma retratação nas redes sociais. Até quando? Feliz pelas empresas se juntando contra e triste por atletas tentar passar o pano nisso. Vergonhoso. Todos os dias, todas as horas um dos nossos morrem. E o que temos? Uma retratação", escreveu.

Renan comentou sobre o desabafo de Douglas, e deu apoio ao jogador. "Ele se tornou uma grande referência para a comunidade LGBT e quer levantar esta bandeira. Eu acho legal e o apoio. O que posso dizer é que Douglas faz tudo de coração. Ele é exatamente como se mostra, espontâneo", afirmou ao jornal O Globo.

Segundo o técnico, os dois não chegaram a se desentender durante a Olimpíada de Tóquio. "Nunca houve nada nesse sentido. Eu não permitiria, inclusive. O que ocorreu foi o boom do Douglas nas redes sociais. Ficamos muito felizes com o sucesso que ele alcançou. E em momento algum suas postagens atrapalharam o seu desempenho".

O treinador ainda garantiu que o episódio 'não irá afetar' a seleção brasileira de vôlei."Não irá afetar. Não tem ninguém convocado ainda. Eu lamento pela polêmica. Este é um assunto atual e que tem de ser falado. Não se pode admitir este tipo de episódio de novo", finalizou.