Tem jeito de ainda fechar o ano no azul? O que fazer?

Por Edísio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como fazer que meu filho adolescente desperte para o uso consciente do dinheiro... Por que tá difícil...  Anônimo

Olá, Anônimo.  Atitudes proativas em relação à educação financeira, como a utilização de um porquinho para guardar moedas, são bem-vindas como forma de ensinar a importância de poupar. Essas e outras atitudes fazem com que, quando chegar a adolescência, entenda melhor os conceitos financeiros e tenha atitudes mais positivas em relação ao dinheiro. Mas, se isso não foi possível, vai ser necessário um empenho maior com atitudes de convencimento em relação às  atitudes financeiras, inclusive, a utilização de exemplos de sucesso podem surtir um bom efeito com os adolescentes. É fundamental fazê-los entender que tudo na vida tem limite, inclusive o dinheiro, e que, para que sejam pessoas de sucesso e vivam com um bom padrão financeiro, é importante ter atitudes positivas agora para não amargar o desequilíbrio financeiro no futuro.

Estamos chegando ao meio do ano mas ainda não consegui organizar minha vida financeira. Tem jeito ainda de conseguir fechar o ano no azul? O que devo fazer? Ana Letícia

Olá,, Ana. O melhor momento para começar a organizar sua vida financeira é “agora”, não vamos nos prender a data ou momento ideal, isso só serve como parâmetro. Mas o que importa mesmo é iniciar o seu planejamento e conseguir os resultados que deseja. O primeiro passo é entender a sua conjuntura financeira, entendendo em  que você gasta cada centavo de seu orçamento. Para conseguir isso, um bom método é montar seu próprio diagnóstico, anotando todos os gastos que fizer durante o mês - todos mesmo, desde o cafezinho até as compras de supermercado. Fazendo isso, conseguirá entender para onde vai cada centavo e identificar quais despesas não são tão essenciais. Elimine os gastos supérfluos e faça um ajuste, dentro do possível, dos gastos essenciais. 

O banco que tenho conta corrente vive me oferecendo títulos de capitalização. Eles realmente valem a pena? Pedro Alves

Olá, Pedro. Existem várias opções de investimento no mercado financeiro, desde a caderneta de poupança até produtos mais voláteis como os de renda variável.  O Título de Capitalização é um produto oferecido pelos bancos que você pagará pelo direito de concorrer a um sorteio, e, ao final, recebe o dinheiro de volta com pouquíssima correção. Normalmente, o valor resgatado no final não superou nem a inflação;  e se resolver resgatar antes do final as perdas são ainda maiores. Portanto, está longe ser um produto de investimento. Se for uma pessoa de muita sorte, pode arriscar em um título de capitalização e ganhar um bom prêmio, mas, se não tiver tanta sorte assim, recomendo buscar produtos de investimento de verdade e colocar seu dinheiro para render.

Quero começar a me dedicar integralmente nos estudos e focar em concurso público. Por onde devo começar a planejar uma reserva necessária para isso? Você recomenda algum tipo de investimento? Igor Silva

Olá, Igor.  A forma mais adequada é ajustar seu orçamento para que sobre uma reserva e consiga poupar. Assim, acumulará recurso suficiente para se dedicar aos estudos e, com certeza, passar no concurso que deseja. Após ajustar o orçamento, busque produtos financeiros conservadores, afinal, você poderá precisar desse dinheiro com rapidez. A poupança rende muito pouco, então, verifique fundos de investimento, CDB ou Letra de Crédito, que são produtos com rentabilidade melhor que poupança e que tem boa segurança. Evite produtos de renda variável para não colocar seu patrimônio em risco e acabar perdendo dinheiro.