Tema e produto: relação entre encantamento e resultados

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Cesar Romero
  • Cesar Romero

Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Arte de Djanira (foto/divulgação) Um tema é pretexto para realização de obras de arte em qualquer esfera, do cinema a dança, da literatura as artes plásticas e assim por diante. Um bom tema pode gerar bons resultados, um bom produto, mas longe de ser garantia de qualidade. Um bom tema já é um prenúncio, uma direção, um eixo onde no caminho o artista criador aceita o desafio e se coloca inteiro à disposição da inventividade. É um longo processo que precisa ser maturado, estabelecer análises comparativas, pensado e revisando. O tema indica, mas não define o resultado final, o produto é o que importa.

Uma composição, assunto, matéria, argumento, questão, motivo, base. O tema é um assunto que se vai desenvolver, promove desafios e quanto maior o nível de conhecimento, intuição do artista, melhor os resultados. Existem artistas plásticos que durante toda vida tiveram um único tema, sem se repetir.

Sempre, em artes plásticas, os artistas são desafiados por um tema. A cada um convém, dentro de sua própria linguagem, determinar uma nova significação para o assunto proposto. O crítico e curador Frederico de Morais formatou uma das exposições temáticas mais criativas do Brasil sobre futebol: Torcidas Organizadas de Futebol. Foi a primeira exposição no Brasil que abordou o tema em 1968, entre os participantes Cândido Portinari, Aparício Basílio, Claudio Tozzi, Djanira, Claudio Valério Teixeira, Ismael Nery, João Câmara, Siron Franco e outros. Ineditismo.

Outra exposição com o mesmo tema reunindo vídeo-arte, fotografia e instalação sonora foi realizada no Palacete das Artes, Salvador, de junho a novembro de 2014, com curadoria de Alfonso Rugs, chamava-se O Jogo Só Acaba Quando Termina. Passou por importantes cidades do Brasil e exterior. A expo comemorava a Copa do Mundo de 2014 com jogos escalados inclusive para Salvador. Entre as grandes performances nesta exposição destacaram-se Álvaro Olmos (Bolívia), Banda Bajofando (Argentina), Lela Ahmadzoi (Alemanha), Zwelethu Mthethwa (África do Sul). A expo também comemorava o Ano da Alemanha no Brasil. Um evento excepcional.

Muitos temas já foram abordado. Na Bahia, no Museu de Arte Moderna, Ararinha Azul, chamava a atenção sobre a possível extinção da espécie. No Centro Cultural Sonia Von Brusky, em São Paulo, a exposição protesto A Farra do Boi buscava chamar a atenção sobre a barbárie do evento. Amazônia, A Pele Que Visto, Cinema, Carmen Miranda foram exposições temáticas que reuniram muitos artistas e grande público. Assim, tema e versões estimulam a criatividade e sempre trazem surpresas que encantam o conhecimento humano.