Temer defende solução diplomática para a crise com a Coreia do Norte

Temer afirmou que o Brasil sempre defendeu o diálogo na solução de conflitos entre países

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 18:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Beto Barata/PR

O presidente Michel Temer defendeu hoje (19) uma "solução diplomática" para o conflito entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, que teve mais um capítulo nesta terça-feira (19) após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que se o regime de Pynongang não desistir de seu programa nuclear, os Estados Unidos não terão outra escolha a não ser “destruir totalmente” o país.

Após discursar a líderes mundiais na abertura da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, Temer afirmou que o Brasil sempre defendeu o diálogo na solução de conflitos entre países.

“Sabe que a posição do Brasil é sempre uma posição de conversa, de diplomacia, de solução diplomática. Evidentemente que, sendo uma posição de conversa, solução diplomática, não podemos também nos manifestar em relação à quem se manifesta aqui nos Estados Unidos. A nossa pregação sempre foi esta, solucionar diplomaticamente”, disse Temer a jornalistas.

Perguntado se a crítica que fez ao nacionalismo exacerbado em seu discurso, era um recado a Trump, Temer minimizou, dizendo que “toda e qualquer exacerbação é desagradável”.

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente Donald Trump acusou o regime de Kim Jong-Un de "depravado e responsável pela morte, opressão, tortura e prisão de muitos cidadãos do país".

Trump disse ainda que a busca da Coreia do Norte por armamento nuclear é irresponsável e ameaça o mundo inteiro com uma perda "impensável da vida humana".