Temporal: número de mortos em Petrópolis sobe para 24

Corpos foram encontrados no meio da rua

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2022 às 06:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Ao menos 24 pessoas morreram em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, após o temporal que atingiu a cidade na tarde dessa terça-feira (15). Corpos foram encontrados na região central da cidade após o nível da água baixar.

Na noite desta terça, a Prefeitura decretou estado de calamidade pública. “Estamos passando por uma situação de extrema gravidade e direcionamos todos os esforços para garantir o socorro da população”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Segundo a prefeitura, trechos inundados ou alagados por conta do volume elevado de chuva, que chegou a 260 milímetros em seis horas, começaram a ser liberados, facilitando o acesso do socorro por parte dos órgãos competentes, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

No final da tarde, a força da correnteza arrastou carros e assustou pedestres e comerciantes. A chuva também provocou queda de barreiras em diferentes pontos. Ainda não há informações sobre número total de vítimas soterradas.

Histórico de tragédias A história da Região Serrana é marcada por episódios marcantes de tragédias envolvendo temporais. Em 1988, após dias ininterruptos de chuva, 134 pessoas morreram em deslizamentos de terra, desabamentos ou levadas pelas águas da enchente em Petrópolis. Centenas de moradores ficaram desabrigados. 

Já em 2011, chuvas torrenciais que causaram enchentes e deslizamentos de terra que tiraram a vida de 918 pessoas. Além disso, 30 mil moradores ficaram desalojados. No episódio, que é considerado um dos maiores desastres socioambientais do país, o impacto foi maior nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, mas Petrópolis também foi bastante castigada.